Jogadores portistas percorreram mais quilómetros e atuaram mais tempo do que os rivais lusos. Dois dos dez leões chamados não jogaram.
Corpo do artigo
Maior tempo de utilização e desgaste superior nas deslocações. O F. C. Porto junta à circunstância de ser a equipa da Liga que mais jogadores cedeu às diferentes seleções nacionais a liderança no total de minutos jogados e dos quilómetros percorridos.
Como se não bastasse ser a única equipa lusa ainda nas competições europeias, o campeão nacional foi o mais penalizado, na ronda de março das seleções. O facto de ter tido 13 jogadores fora do Olival, cinco dos quais no Europeu de sub-21 por Portugal, já por si só lhe conferia a possibilidade de dominar os rankings de minutos jogados e de maiores deslocações. Com vários internacionais africanos e ainda com o caso de Taremi, chamado ao Irão, a liderança portista acaba por não surpreender. Mas foi Nanu, que esteve ao serviço da Guiné-Bissau, quem mais quilómetros percorreu nesta jornada internacional, totalizando 26 746 quilómetros, para os jogos em Manzini e Bissau. O defesa azul e branco foi utilizado a tempo inteiro frente a Suazilândia e Congo e até regressa feliz à Invicta, dado que a seleção guineense está apurada para a fase final da CAN.
Globalmente, os jogadores do F. C. Porto percorreram mais de 135 mil quilómetros, muito além dos quase 78 mil do Sporting, em dez chamadas. Já os seis jogadores do Benfica pouco passaram dos 40 mil quilómetros, ficando até atrás do trio convocado do Braga, que rondou os 44 mil, quase metade com Al Musrati (Líbia), que só fez um jogo.
Três dos 32 jogadores dos quatro primeiros da Liga envolvidos nestas convocatórias não somaram qualquer minuto nas seleções. Foi o que aconteceu com Luís Neto (Portugal) e Luís Maximiano (sub-21 lusos), ambos do Sporting, e ainda o portista Loum (Senegal). Se os dois primeiros não ultrapassaram os sete mil quilómetros cada nas viagens, já o médio portista percorreu mais de 15 mil quilómetros para nada. Foi suplente não utilizado com o Congo e frente à Suazilândia nem sequer esteve no banco.
Do quarteto da frente arranque é azul e branco
Sem margem para abrandar o ritmo, dado que tem compromisso na Champions na próxima semana, frente ao Chelsea, o F. C. Porto joga já depois de amanhã (20.30 horas) para a 25.a jornada da Liga, com a receção ao Santa Clara. O trio restante joga na segunda-feira, com o Sporting de Braga a visitar o Farense (18.45 horas), o Benfica a ser anfitrião do Marítimo (19 horas) e, finalmente, com o Sporting a atuar no reduto do Moreirense (21 horas).