O instituto Ayrton Senna recordou, esta terça-feira, o piloto brasileiro, falecido num acidente no Grande Prémio de San Marino de 1994.
Corpo do artigo
A fundação divulgou um vídeo com algumas imagens inéditas do tricampeão do Mundo de Fórmula 1, não apenas em competição, mas também em momentos de lazer.
qz9lCgOvjsI
"A ideia desta homenagem é mostrar como Ayrton era uma pessoa extremamente divertida e feliz quando estava com a família e os amigos. É a parte que todos nós guardamos dele e que achamos importante partilhar", justificou Bianca Senna, diretora do instituto e sobrinha do antigo piloto.
Senna venceu a primeira corrida da carreira no Grande Prémio de Portugal de 1985: com um Lotus-Renault, o brasileiro deu um autêntico recital à chuva no Circuito do Estoril, batendo monolugares bem mais rápidos.
Wzhcc4mfAE8
A partir desse momento, Senna passou a ser considerado o grande especialistas de corridas à chuva, condição em que alcançou aquela que muitos fãs consideram a melhor das melhores voltas de todos os tempos na Fórmula 1.
Foi em Donington Park, Inglaterra, no Grande Prémio da Europa de 1993. Na qualificação, em piso seco, Senna conseguiu apenas o quarto tempo, atrás de Alain Prost, Damon Hill e Michael Schumacher. Na largada e debaixo de chuva, o brasileiro caiu para o quinto posto, mas, depois, fez isto.... e em apenas uma volta:
3GOEorrE4mY
No dia em que celebraria 57 anos, Senna foi recordado, também, pela forma corajosa como salvou a vida ao francês Érik Comas, durante os treinos para o Grande Prémio da Bélgica de 1992.
7w0_jZH72Rk
No dia 1 de maio de 1994, Ayrton Senna morreu quando liderava o Grande Prémio de San Marino, no Circuito de Imola, onde, na véspera, tinha falecido o austríaco Roland Ratzenberger durante a qualificação. A Fórmula 1 nunca mais foi a mesma, mas Senna será para sempre recordado como um dos melhores pilotos de todos os tempos, mesmo que fosse a bordo de um normal carro de estrada (Honda NSX) e com sapatos de vela... no Circuito de Suzuka.
VEXvj0Xdpuo