Treinador cumpre jogo 187 com o Moreirense e supera a marca de Jesualdo Ferreira. Só Artur Jorge e Pedroto têm mais partidas no banco azul e branco.
Corpo do artigo
Sérgio Conceição prepara-se para entrar em 2021 a bater mais um recorde e passa a ter lugar num pódio restrito e muito especial. Frente ao Moreirense (domingo, às 21 horas), o técnico irá cumprir o jogo 187 à frente do F. C. Porto, batendo a marca de Jesualdo Ferreira, que orientou os azuis e brancos em 186 encontros. A cumprir a quarta época no clube do coração, Conceição volta a fazer história e só fica atrás de dois nomes lendários do universo azul e branco: Artur Jorge, que chegou aos 254 jogos, e José Maria Pedroto, que tem um registo de 321 desafios.
Conceição, já se sabe, não dá grande importância aos números e tem sempre o foco apontado à conquista de títulos, mas, na verdade, a marca não passa despercebida, já que Sérgio passa a ser o terceiro treinador com mais jogos na história do F. C. Porto. Se restringirmos as contas apenas à dinastia de Pinto da Costa como presidente, desde 1982, Conceição até sobe mais um degrau na hierarquia e passa a ser o segundo técnico com mais jogos, apenas atrás de Artur Jorge.
13178429
No presente ciclo iniciado em 2017/18, quando foi resgatado ao Nantes, de França, por Pinto da Costa, Conceição até já superou técnicos como Fernando Santos (156 jogos) e José Mourinho (127). Conceição é também o terceiro treinador com mais vitórias (136) no F. C. Porto, estando atrás de Artur Jorge (187) e Pedroto (214).
A recente conquista da Supertaça, frente ao Benfica (2-0), foi o quinto título garantido em quatro épocas, depois da conquista de dois campeonatos, uma Taça de Portugal e mais uma Supertaça, para além de três qualificações para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
Na presente época, o F. C. Porto segue em todas as frentes com prioridade para a conquista do bicampeonato, mas a eliminatória com a Juventus (17 de fevereiro e 9 de março), na competição milionária, também gera grande expectativa e será um verdadeiro teste à capacidade da máquina de Sérgio.
Em final de contrato
Conceição está em final de contrato e tem sido associado ao PSG e a clubes de Itália, onde deixou um legado forte como jogador no Inter, Parma e Lázio, mas Pinto da Costa quer manter o treinador até ao final do mandato, que termina em 2024. Uma conversa basta para selar novo compromissos, mas ainda não há data e os colossos estão atentos a Sérgio.
Oleg decide se volta a casa ou se ruma à Grécia
13181716
O lateral esquerdo do Paços de Ferreira, Oleg, está na órbita do F. C. Porto e do Olympiacos. O internacional moldavo, de 22 anos, já alinhou pela equipa B dos azuis e brancos e tem estado em foco na formação pacense. "Recebemos uma proposta do Olympiacos e informámos o F. C. Porto, que exerceu o direito de preferência. Agora, a decisão pertence ao atleta", explica ao JN o líder dos castores, Paulo Meneses. O regresso de Oleg ao campeão implica uma transferência no valor de um milhão, enquanto o Olympiacos acena com o dobro. Caso opte pelos dragões, Oleg poderá manter-se na Mata Real até ao final da presente época e só integrar o plantel azul e branco a partir de 2021/22.
Zaidu em alta na Champions
O lateral nigeriano, que chegou esta época ao F. C. Porto, integra a lista da UEFA para o onze revelação da Liga dos Campeões. "Vindo do Santa Clara, encaixou de forma perfeita no F. C. Porto", lê-se na nota do organismo que tutela o futebol europeu.
Pepe a braços com uma contratura
O central saiu perto da meia hora de jogo em Guimarães (2-3) e, segundo o boletim clínico, sofreu uma "contratura no músculo solear da perna direita". Marcano continua a efetuar exercícios de treino condicionado, enquanto Mbaye e Mbemba limitam-se a fazer ginásio.