A vitória no Estádio da Luz reacendeu a esperança do título para os azuis e brancos, mas a diferença pontual (sete pontos) em relação ao líder Benfica não deixa margem de manobra e os dragões procuram um pleno de triunfos nesta reta final da temporada, algo inédito na era Sérgio Conceição.
Corpo do artigo
Além das sete jornadas que faltam disputar no campeonato, o F. C. Porto defronta o Famalicão nas meias-finais da Taça de Portugal, duelo, a duas mãos, que poderá valer o apuramento para o Jamor. Caso tal se confirme, o calendário azul e branco passa a ter um total de 10 jogos em busca de dois objetivos: o título nacional e a prova rainha, uma dobradinha que a equipa celebrou em 2021/22.
A temporada passada foi, aliás, a que registou um final mais positivo desde que Sérgio Conceição se tornou o treinador: em 10 jogos, os portistas venceram nove e perderam apenas um (em Braga, na 31.ª jornada).
O final de 2020/21 não foi coroado de sucesso e apesar de a equipa não ter sofrido qualquer derrota nos últimos 10 jogos, os dois empates cedidos (em Moreira de Cónegos e frente ao Benfica, na Luz) acabaram por ter peso na luta pelo título, conquistado pelo Sporting.
A época 2019/20 ficou marcada pela primeira dobradinha de Sérgio Conceição e o derradeiro "sprint" da equipa garantiu oito triunfos, um empate (Aves, fora) e uma derrota (Braga).
Um ano antes, os 10 últimos encontros incluíram duas derrotas com o Liverpool (quartos de final da Liga dos Campeões) e ainda dois empates, frente ao Rio Ave, na Liga, e Sporting, na final da Taça de Portugal que os leões acabariam por conquistar no desempate por penáltis. Em 2017/18, ano de título portista, a derradeira dezena de jogos garantiu sete triunfos e três derrotas: Paços, Belenenses e Sporting, esta nas meias-finais da prova rainha.
Técnico 100% vitorioso ante o Arouca
Dos sete adversários que o F. C. Porto vai encontrar até ao final da época (o Famalicão será rival na Liga e na Taça), apenas o Arouca nunca roubou pontos a Sérgio Conceição, que venceu os quatro jogos que disputou frente aos arouquenses.
Em 12 partidas ante o Santa Clara, o técnico tem 10 triunfos, um empate e uma derrota (Taça da Liga), enquanto o Paços bateu duas vezes o F. C. Porto nos 11 jogos disputados e o Boavista logrou um empate em 11 dérbis da Invicta.
Os dois duelos com o Casa Pia deram um triunfo e uma igualdade aos dragões - já esta época -, que só foram derrotados uma vez pelo Famalicão em sete encontros. Já frente ao Vitória, Conceição tem 11 triunfos, um empate e uma derrota.