Sérvia ameaça abandonar o Euro2024 devido a cânticos de adeptos croatas e albaneses
A Sérvia deixa no ar a possibilidade de abandonar o Euro2024 caso a UEFA não tome uma posição dura relativamente aos cânticos ofensivos entoados por adeptos croatas e albaneses no jogo que opôs as duas seleções, esta quarta-feira, em Hamburgo.
Corpo do artigo
O incidente ocorreu ao minuto 59 do jogo entre Croácia e Albânia (2-2), quando adeptos dos dois países começaram a entoar a frase “Kill, kill, kill the serbs” (“Matem, matem, matem os sérvios”).
O secretário-geral da Federação Sérvia de Futebol, Jovan Surbatovic, considerou o episódio como “escandaloso” e garante que vão ser pedidas “sanções à UEFA” pelo comportamento dos adeptos dos dois países vizinhos.
“Vamos exigir à UEFA que castigue as federações das duas seleções. Se a UEFA não os castigar, pensaremos como proceder”, atirou o dirigente, que acredita na atuação do organismo que tutela o futebol europeu nesta situação.
“Temos a certeza de que vão ser punidos, porque já responderam ao nosso apelo para retirar do campeonato o suposto jornalista da Albânia”, disse Surbatovic, em alusão à expulsão de Arlind Sadiku, natural do Kosovo, que publicou uma foto nas redes sociais, durante o jogo Sérvia-Inglaterra, com as mãos cruzadas sobre o peito, alegadamente em alusão a uma águia, símbolo da bandeira da Albânia.
O Euro2024 tem sido palco de diversos tipos de comportamentos ofensivos por parte de adeptos. A própria Sérvia está a ser investigada por alegados cânticos racistas entoados por adeptos durante o encontro frente à Inglaterra e pela exibição de faixas com “mensagens provocatórias impróprias para um evento desportivo”, algumas delas de cariz político.
Sobre estas acusações, Surbatovic diz tratar-se de um “caso isolado”: “Os nossos adeptos comportaram-se muito melhor do que os outros. Um adepto foi punido por insultos racistas e não queremos que isso seja atribuído a outros”.
Se nada em contrário acontecer entretanto, a Sérvia defronta a Eslovénia, a partir das 14 horas portuguesas, em Munique, para a segunda jornada do Grupo C do Euro2024.