O futebol distrital vai ficar em "stand-by" nas próximas duas semanas, como medida preventiva para tentar travar a propagação do coronavírus. Há associações que param toda a atividade e outras que suspendem os jogos das camadas jovens e fecham a porta nos seniores.
Corpo do artigo
Seguindo as orientações da Direção-Geral de Saúde no que concerne à possibilidade de transmissão do Covid-19, 14 associações de futebol - Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Évora, Guarda, Leiria, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Viseu - optaram pela solução mais drástica e suspenderam mesmo toda a atividade desportiva para os próximos dias, com o período de paragem a pode estender-se até 29 de março ou até por tempo indeterminado.
11904741
Castelo Branco e Lisboa fecham as portas ao público nos encontros dos campeonatos distritais seniores de futebol e suspendem todas as partidas dos escalões de formação.
Coimbra, Setúbal e Vila Real decidiram-se por não realizar os jogos de formação e manter o futebol sénior sem qualquer entrave, uma vez que o número de espetadores não ultrapassa os cinco mil, o limite determinado pela Direção Geral de Saúde (DGS).
Nos Açores, os encontros das associações de Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada não têm restrições.
11901462
Na sequência das recomendações da DGS, muitos clubes optaram por suspender os treinos, como medida adicional de prevenção.
No que ao futsal diz respeito, os encontros dos escalões jovens estão suspensos e os jogos de seniores que se realizarem terão de ser à porta fechada.
Eis as decisões das 18 associação distrital:
A. F. Algarve: Todos os jogos suspensos até 28 de março
A. F. Angra de Heroísmo: Provas decorrem como previsto
A. F. Aveiro: Todos os jogos suspensos até 23 de março
A. F. Beja: Todos os jogos suspensos até 23 de março
A. F. Braga: Todos os jogos suspensos até 22 de março
A. F. Bragança: Todos os jogos suspensos até 28 de março
A. F. Castelo Branco: Jogos da formação suspensos e jogos de futebol sénior disputam-se à porta fechada até 29 de março
A. F. Coimbra: Jogos da formação suspensos até 23 de Março e jogos de futebol sénior realizam-se como previsto
A. F. Évora: Todos os jogos suspensos até 29 de março
A. F. Guarda: Todos os jogos suspensos até 28 de março
A. F. Horta: Provas decorrem como previsto
A. F. Leiria: Todos os jogos suspensos até 23 de março
A. F. Lisboa: Jogos da formação suspensos e jogos de futebol sénior disputam-se à porta fechada até 29 de Março
A. F. Madeira: Todos os jogos suspensos até 29 de março
A. F. Ponta Delgada: Provas decorrem como previsto
A. F. Portalegre: Todos os jogos suspensos por tempo indeterminado
A. F. Porto: Todos os jogos suspensos até 23 de março
A. F. Santarém: Todos os jogos suspensos por tempo indeterminado
A. F. Setúbal: Jogos da formação suspensos até 25 de março e jogos de futebol sénior realizam-se como previsto
A. F. Viana do Castelo: Todos os jogos suspensos de 14 a 15 de março
A. F. Vila Real: Jogos da formação suspensos até 29 de março e jogos de futebol sénior realizam-se como previsto
A. F. Viseu: Todos os jogos suspensos até 27 de março