Sete medalhados dos Jogos Olímpicos Londres2012 foram, esta segunda-feira, desclassificados pelo Comité Olímpico Internacional, depois de a reanálise das amostras recolhidas no evento ter provado o consumo de doping.
Corpo do artigo
Entre os sete atletas que vão ficar sem as medalhas conquistadas na capital britânica está a russa Yuliya Zaripova, vencedora do ouro na modalidade dos 3 mil metros obstáculos, que já tinha sido sancionada pela Associação Internacional das Federações de Atletismo, com a anulação dos resultados desportivos entre julho de 2011 e julho de 2013.
Em resultado da reanálise das amostras de Londres2012, os halterofilistas russos Alexandr Ivanov e Nataliya Zabolotnaya vão perder as suas medalhas de prata. A arménia Hripsime Khurshudyan, a bielorrussa Iryna Kulesha e os moldavos Cristina Iovu e Anatoli Ciricu perdem o bronze.
Além dos sete medalhados, mais cinco desportistas viram os seus resultados em Londres2012 anulados.
As 12 desclassificações anunciadas esta segunda-feira resultam da reanálise das amostras empreendida pelo Comité Olímpico no verão de 2015.
No total, a entidade olímpica já fez reanalisar 1243 amostras, dos Jogos Olímpicos de Pequim2008 e Londres2012, com métodos científicos mais avançados que não existiam à data.