Sete jogadoras que já venceram a Ordem de Mérito europeia estarão presentes no 18.º Portugal Ladies Open, a disputar entre 13 e 15 de Maio no CampoReal Golf, em Torres Vedras.
Corpo do artigo
O "field" de 126 golfistas conta ainda com cinco jogadoras do "top-10" da Ordem de Mérito europeia e 13 campeãs de provas do Ladies European Tour em 2010 e 2011.
A mais recente é a jovem holandesa Christel Boeljon, de 23 anos, que no domingo entrou para o "clube das campeãs" do circuito europeu feminino ao conquistar o Open da Turquia, em Antalya.
A lista de campeãs de provas de 2011 inscritas no torneio português inclui a australiana Kristie Smith, vencedora do Open da Austrália, e a dupla Sophie Gustafsson, que revalidou o título da Taça das Nações para a Suécia.
Em ação estará também a recordista de vitórias na Ordem de Mérito europeia, a inglesa Laura Davies, com sete temporadas (1985, 1986, 1992, 1996, 1999, 2004 e 2006), e a sueca Sophie Gustafson, que terminou quatro épocas no primeiro lugar da hierarquia do circuito continental (2000, 2003, 2007 e 2009).
Além destas, a 18.ª edição do Portugal Ladies Open apresenta mais cinco vencedoras da Ordem de Mérito: a inglesa Trish Johnson (1990), a australiana Karen Lunn (1993), a sueca Helen Alfredsson (1998), a francesa Gwladys Nocera (2008) e a sul-africana Lee-Anne Pace (2010).
A actual líder da Henderson Money-List de 2011, a inglesa Melissa Reid, também dá qualidade ao cartaz da prova.
As restantes quatro "top-10" da Ordem de Mérito europeia que estarão presentes são a galesa Becky Brewwerton (4.ª), as australianas Kristie Smith (5.ª) e (8.ª) e a também inglesa Kiran Matharu (10.ª).
A australiana Karen Lunn também regressa a Portugal para defender o título conquistado no ano passado, também no traçado do CampoReal Golf.
A representação portuguesa será novamente liderada pela única profissional a jogar em Portugal, Mónia Bernardo, tendo recebido convites da Federação Portuguesa de Golfe as amadoras Sofia Câmara, Susana Ribeiro e Magda Carrilho, recém consagrada campeã nacional.
Estará também em prova Caroline Afonso, jogadora francesa filha de pai português, que chegou a ganhar um Campeonato Nacional Amador de Portugal.
O montante em prémios a distribuir ascende a 200 mil euros e o Pro-Am (Profissionais-Amadoras) realiza-se na quinta-feira.