Luta para evitar a queda na Liga 2 abrange ainda quase um terço das equipas. Belenenses SAD e Moreirense podem cair já na próxima jornada
Corpo do artigo
A duas jornadas do final da Liga há cinco equipas em risco de despromoção. A ronda 32 foi de salvação para Portimonense, Boavista e Famalicão, mas quase um terço dos participantes ainda tem o futuro em risco.
Tal como sucedeu na temporada passada, a criação de um play-off, entre o 16.º classificado da Liga e o terceiro da Liga 2, aumentou a competitividade na metade inferior da classificação, ao ponto de só até ao 13.º colocado haver certezas quanto à continuidade entre os grandes.
A luta pela sobrevivência é intensa e, a duas jornadas do fecho da prova, ainda não há equipas despromovidas, repetindo-se o cenário da época anterior. Em último lugar, com 25 pontos, o Belenenses SAD tem apenas menos um ponto do que o Moreirense, mas até pode acabar no 13.º lugar, fugindo, inclusivamente, ao play-off. Mas os azuis podem descer já na próxima ronda, tal como os cónegos, que somam 26 pontos e podem ver o destino sentenciado na visita do Estoril. Já o Tondela, com o empate em Paços de Ferreira, está em lugar de play-off.
Nas derradeiras jornadas destaque para os duelos entre equipas aflitas, na última ronda: Moreirense-Vizela e Arouca-Belenenses SAD.
Na época passada, ao ficar em 16.º lugar, o Rio Ave foi obrigado a ir à "liguilha" com o terceiro da Liga 2 (Arouca), sendo que os vila-condenses acabaram mesmo por descer, juntando-se a Farense e Nacional.