Um sprint alucinante na Praia Norte, em Viana do Castelo, marcou o final da 6.ª etapa do 33.º Grande Prémio JN. Com apenas 19 anos, Grigorii Skorniakov bateu a concorrência e festejou com a equipa Technosylva Maglia Bembibre, em dia de luta pelas bonificações.
Corpo do artigo
Com os primeiros classificados da geral individual separados por distâncias tão curtas, todos os segundos contam no 33.º Grande Prémio JN/Leilosoc. Na 6.ª tirada da corrida, que teve início e chegada à Praia Norte, em Viana do Castelo, e 158,8 quilómetros de extensão, quem soube aproveitar melhor os pontos intermédios foi Tiago Antunes.
O corredor da Efapel, que partiu a sete segundos da camisola amarela, envergada por Frederico Figueiredo, bonificou dois segundos (um na meta volante em Paredes de Coura e um ponto quente de Caminha) e está agora mais perto do corredor da Sabgal-Anicolor.
Numa corrida muito atacada do início ao fim, vários ciclistas com objetivos diferentes foram impondo o ritmo e saltando do pelotão, numa etapa muito plana e rápida, que terminou com a vitória de Grigorii Skorniakov. Na chegada eletrizante, os homens mais rápidos posicionaram-se para vencer, mas foi o jovem russo de 19 anos quem sorriu no fim, batendo Santiago Mesa da Efapel e Leangel Linarez da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, venezuelano que já venceu duas etapas deste Grande Prémio JN.
No pódio, o campeão olímpico Iúri Leitão, natural de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, juntou-se à festa e vestiu a camisola amarela a Frederico Figueiredo, que ultrapassou a etapa menos favorável às suas características e conseguiu manter a liderança. Continua a ter Afonso Eulálio da ABTF Betão-Feirense muito perto, a um segundo, e Tiago Antunes mais perto do que ontem, a cinco segundos.
No sábado, o pelotão cumpre a penúltima tirada da prova, de 155,7 quilómetros, com partida e chegada à Avenida 5 de Outubro, em Valongo.