Ataque demolidor do Benfica é acompanhado pela segunda melhor defesa dos dez principais campeonatos europeus.
Corpo do artigo
Se é fenomenal o registo ofensivo do Benfica, com 63 golos marcados em todas as competições, 34 deles na Liga, a verdade é que este rolo compressor atacante está devidamente acompanhado por números defensivos também invejáveis. No campeonato, as águias sofreram, no domingo, frente ao Estoril, o primeiro golo fora de portas, o sexto contabilizando nas doze jornadas já disputadas, o que coloca a defesa da equipa orientada pelo alemão Roger Schmidt como a segunda menos batida entre os dez principais campeonatos europeus.
Com uma média de 0,5 golos sofridos por jogo, o Benfica só é superado pelo Barcelona, líder da Liga espanhola, que em 13 jornadas encaixou apenas quatro tentos, numa média estratosférica de 0,31 por encontro.
Vlachodimos, Bah, António Silva, Otamendi e Grimaldo são os responsáveis máximos por este registo positivo dos encarnados, mas também a presença de médios como Enzo Fernández e, especialmente, Florentino, que assenta num estilo de jogo muito pressionante que Roger Schmidt implementou no Benfica, atribuindo responsabilidades defensivas acrescidas a todos os jogadores.
Próximos dos números das águias na Liga em Portugal estão dois clubes: o F. C. Porto e o surpreendente Casa Pia. Ambas as equipas sofreram somente oito golos nas 12 jornadas, registando, assim, uma média de 0,67 golos concedidos por partida.
Menos bem na Champions
Se o registo no campeonato é de topo, os números das águias pioraram na Liga dos Campeões, apesar de terem conquistado o primeiro lugar no Grupo H, à frente de Paris Saint-Germain e Juventus. O Benfica sofreu sete golos em seis jogos na fase de grupos - tantos como o F. C. Porto -, sendo que entre as equipas qualificadas para os oitavos de final só o Leipzig e o Frankfurt encaixaram mais golos.
A principal valência do Benfica na fase de grupos foi, notoriamente, o ataque, que, com 16 golos apontados, foi o quarto melhor, com os mesmos tentos que o PSG, e só superado por Nápoles (20), Bayern Munique (18) e Liverpool (17).
Por dentro
Fábio Veríssimo no duelo da Taça
O juiz Fábio Veríssimo foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o duelo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal entre Estoril e Benfica, marcado para amanhã (20.45 horas, RTP1).
Schmidt e Conceição no Fórum da UEFA
Roger Schmidt e Sérgio Conceição estão convidados para participarem na 22.a edição do Fórum de Treinadores de Clubes de Elite da UEFA, que decorrerá no dia 14, em Nyon (Suíça). Ruben Amorim também faz parte da lista de convidados, mas não marcará presença.