Artur Soares Dias foi, esta sexta-feira, homenageado pela Associação de Futebol do Porto (AFP), na sequência da temporada que findou há dias e que culminou com a presença numa final europeia (Liga Conferência) e em três jogos do Campeonato da Europa, que decorreu na Alemanha.
Corpo do artigo
Foi na presença, em peso, de vários árbitros portugueses e representantes da arbitragem da Galiza, autarcas do distrito do Porto e dirigentes do futebol português, entre os quais Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, José Couceiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, José Manuel Neves, presidente da AFP, e Vítor Dias, diretor do IPDJ/Norte, que o árbitro internacional foi homenageado, numa cerimónia que decorreu no auditório da AF Porto e à qual se associaram várias figuras do futebol e da política nacional.
“Artur Soares Dias, Pedro Ribeiro, Paulo Soares e Tiago Martins representaram a arbitragem portuguesa no Europeu da Alemanha com orgulho”, segundo as palavras de José Manuel Neves. O presidente da AFP começou por evocar Manuel Soares Dias, pai de Artur Soares Dias, “que também foi também árbitro formado nesta casa, tendo chegado ao mais alto patamar português, na então 1.ª Divisão, e tenho a certeza que esteja onde estiver estará orgulhoso de ti”, comentou, elogiando aquela que tem sido a “receita” do árbitro internacional para alcançar os mais altos patamares do futebol nacional e europeu.
Artur Soares Dias entregou um alfinete da FIFA que o antigo presidente da Associação de Futebol do Porto Adriano Pinto lhe tinha oferecido, sublinhando, ao fim dos primeiros quatro anos a arbitrar no distrital, não ter dúvidas que ele atingiria os maiores palcos nacionais e mundiais. “Olho para ele como um amuleto protetor e entrego-o ao senhor José Neves, confiando-lhe a árdua tarefa de encontrar um sucessor entre os árbitros da associação”, disse o juiz, convidando José Manuel Neves a subir ao palco.
Artur Soares Dias pediu, de seguida, a Carlos Carvalho, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Porto, para subir ao palco para lhe entregar uma camisola de árbitro do distrital, que lhe tinha oferecido Pinto de Sousa, sublinhando o papel que aquele dirigente e amigo tem tido ao longo da sua carreira. O árbitro internacional vincou ainda toda a disponibilidade para continuar a ajudar os jovens e a arbitragem nacional. A fechar o discurso de agradecimentos, Soares Dias ofereceu uma das camisolas de árbitro que envergou no último europeu da Alemanha.
José Manuel Neves não escondeu a preocupação da AF Porto em “captar, formar, motivar e reter os jovens árbitros”, sublinhando a injustiça que continua a levar muitos deles a desistir por só poder ser indicado por cada associação um árbitro à categoria máxima nacional, quando a do Porto é a que aglutina mais árbitros de futebol.
De seguida, José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, elogiou a “dedicação e profissionalismo” do internacional português, destacando o crescimento da arbitragem a nível nacional e o dinamismo de José Manuel Neves no trabalho que vem sendo desenvolvido pela AFP no setor, dando o exemplo do VAR introduzido na última final da Taça da AF Porto, o protocolo com as escolas profissionais para a formação de novos árbitros e o intercâmbio com árbitros da Galiza.
Na sua intervenção, José Couceiro não escondeu a satisfação por ver a arbitragem nacional em tão altos patamares. “É um orgulho aquilo que fez esta equipa de arbitragem liderada pelo Artur Soares Dias, porque são estes exemplos que nos vão ajudar a cativar mais jovens para a arbitragem”, afirmou, sublinhando a ideia base de que “para haver um bom jogo de futebol, tem de haver uma boa arbitragem e sem equipas de arbitragem de qualidade não conseguimos progredir. Seja em que patamar for, precisamos de investir e criar condições, junto dos jovens árbitros, que ajudem a potenciar as suas capacidades, mas precisamos de muitos mais. Precisamos de ter jovens a sonhar estar na fase final de um Europeu”, vincou, convicto que “este sucesso se vai refletir na arbitragem”.