Maioria dos adeptos considera que os clubes da Luz e de Alvalade deviam ter enviado as condolências após a morte do histórico ex-presidente do F. C. Porto.
Corpo do artigo
A mais recente edição do estudo de opinião sobre o futebol português realizado pela empresa Pitagórica para o JN, TSF, O Jogo, TVI e CNN Portugal incluiu duas questões sobre Pinto da Costa, o lendário ex-presidente do F. C. Porto falecido no dia 15 de fevereiro. A falta de uma reação de Benfica e Sporting à morte do antigo dirigente portista foi reprovada pela maioria dos adeptos: 54% consideram que os dois emblemas lisboetas deviam ter enviado as condolências e apenas 34% responderam que o silêncio de águias e leões foi a atitude mais correta.
Entre os sócios do Benfica inquiridos, os resultados já foram diferentes: 40% entendem que o clube liderado por Rui Costa fez mal em não lamentar o falecimento de Pinto da Costa, enquanto 53% disseram que fez bem. Quanto aos associados do Sporting, 42% aprovaram a atitude da Direção presidida por Frederico Varandas e 47% responderam que faltou uma palavra.
Noutra questão relacionada com Pinto da Costa, 60% dos adeptos responderam que o antigo dirigente contribuiu muito ou totalmente para a credibilização do futebol português a nível internacional, ao passo que 14% disseram que contribuiu muito pouco ou nada. Nesta pergunta, 52% dos sócios de Benfica e Sporting concordaram que Pinto da Costa foi importante para a referida credibilização.
Águia favorita ao título
A sondagem efetuada manteve a questão sobre qual a equipa que tem mais hipóteses de ganhar o campeonato na época em curso e, tal como nos meses anteriores, o Benfica foi o clube mais mencionado. Entre os adeptos ouvidos, 44% deram favoritismo às águias, sendo que o estudo de opinião foi realizado na semana que se seguiu à jornada em que a equipa da Luz igualou o Sporting no topo da tabela. Entretanto, os leões voltaram a ficar com três pontos de avanço, mas o Benfica tem um jogo a menos, devido ao adiamento para o fim de março da partida com o Gil Vicente, em Barcelos. Apesar de continuar na liderança, a equipa leonina só recolhe 29% das preferências e o F. C. Porto, terceiro classificado, foi a opção escolhida por apenas 6% dos inquiridos.
A equipa portista é, na opinião de 18% dos adeptos, a que está mais perto de mudar de treinador, isto apesar de o argentino Martín Anselmi ter chegado ao comando técnico dos dragões há pouco mais de um mês. Para 12% dos inquiridos, Rui Borges está em posição difícil ao leme do Sporting e poderá sair de Alvalade a breve prazo, sendo que apenas 7% consideram que Bruno Lage será o próximo treinador a ser despedido.
Pavlidis ameaça Gyokeres
Na questão relacionada com o melhor jogador do campeonato em fevereiro, Gyokeres voltou a ser o mais votado (10%), mas a vantagem do avançado do Sporting nos meses anteriores esfumou-se e o grego Pavlidis, dianteiro do Benfica, ficou perto do sueco (8%). Quanto ao melhor treinador, Bruno Lage continua a ser o preferido (36%), bem à frente de Rui Borges (13%).