Sorteio da Liga ditou duelo entre Sporting e F. C. Porto logo à quarta jornada
Tal como na época passada, os leões e os dragões disputam primeiro clássico da época, em Alvalade. Benfica visita o Dragão na oitava jornada.
Corpo do artigo
Foi numa cerimónia muito marcada pelas trágicas mortes de Diogo Jota e André Silva, num dos momentos mais tristes de sempre no futebol português, que se realizaram, no Porto, os sorteios das competições profissionais de 2025/26, pela primeira vez sob a presidência de Reinaldo Teixeira, sucessor de Pedro Proença no comando da Liga.
O alinhamento do campeonato principal, condicionado pelas questões geográficas e relacionadas com a presença de equipas nas pré-eliminatórias das provas europeias, sem esquecer os pedidos de alguns clubes para não jogarem em casa na primeira jornada, teve a curiosidade de ditar, tal como na época passada, um Sporting-F. C. Porto à quarta jornada, marcada para o final de agosto, em Alvalade.
Antes disso, na primeira ronda, agendada para 9 e 10 do mesmo mês, os campeões nacionais visitam o Casa Pia, o Benfica recebe o Rio Ave, o F. C. Porto joga no Dragão com o Vitória de Guimarães e o Braga será anfitrião do recém-promovido Tondela. Quanto ao Alverca, a outra equipa que subiu na época passada da Liga 2, regressará ao escalão principal com uma partida em Moreira de Cónegos.
Depois do sempre escaldante duelo minhoto entre Vitória e Braga, à sexta ronda, a oitava jornada trará o segundo clássico da temporada, entre F. C. Porto e Benfica, na Invicta, marcado para 5 de outubro. Tal como no ano passado, a jornada do duelo entre dragões e águias contará igualmente com um embate entre Sporting e Braga.
À 10.ª ronda, os portistas recebem os bracarenses e à 13.ª surgirá o dérbi lisboeta entre Benfica e Sporting, no Estádio da Luz, que também receberá, na penúltima jornada da primeira volta, o jogo entre as águias e o Braga.
“Família reunida”
No discurso que fez antes da cerimónia, Reinaldo Teixeira justificou a realização da mesma na data prevista, sem os habituais momentos musicais, apesar das dúvidas que se levantaram sobre um possível adiamento, devido à realização das cerimónias fúnebres de Diogo Jota e André Silva.
“Acreditamos que ter a família do futebol aqui reunida é a melhor forma de homenageá-los. Não há palavras que possam descrever a dor que se vive”, afirmou o presidente da Liga, acrescentando: “O talento maior do futebol português está representado nesta plateia, com o André e o Diogo no pensamento e também no coração”.
Eis a primeira jornada completa da Liga e da Liga 2:
Liga
1.ª jornada - 10 de agosto
Casa Pia - Sporting
Braga - Tondela
Benfica - Rio Ave
Arouca - AVS
Estoril - Estrela da Amadora
Moreirense - Alverca
Nacional - Gil Vicente
Famalicão - Santa Clara
F. C. Porto - V. Guimarães
Liga 2
1.ª jornada - 10 de agosto
P. Ferreira - Vizela
U. Leiria - Ac. Viseu
F. C. Porto B - Feirense
Leixões - Felgueiras
Portimonense - Penafiel
Marítimo - Lourosa
Oliveirense - Farense
Chaves - Benfica B
Torreense - Sporting B