Portugal ficou, este domingo, a conhecer os adversários para a qualificação do Campeonato da Europa, que acontece em menos de dois anos, na Alemanha, em dez cidades e em dez estádios. A seleção nacional evitou adversários como França ou Inglaterra mas terá de fazer viagens longas.
Corpo do artigo
A sorte parece ter sorrido a Portugal. A equipa de Fernando Santos, que apesar de estar no pote 1 podia apanhar equipas como França ou Inglaterra, evitou os crónicos adversários mais difíceis, mas não escapou a viagens longas, já que vai defrontar seleções como Bósnia e Islândia. Eslováquia também vai medir forças com a equipa das quinas, assim como Luxemburgo e Liechstenstein, que nunca chegaram a uma fase final de um Europeu.
Os dois primeiros classificados dos dez grupos apuram-se diretamente para a fase final do Euro2024, juntando-se à anfitriã Alemanha, sendo que as restantes três vagas serão decididas através de um play-off, a ser disputado em março de 2024.
A fase de qualificação europeia para o próximo Campeonato da Europa vai decorrer entre março e novembro de 2023, e o play-off está agendado para março de 2024. O Euro2024 vai realizar-se entre 14 de junho e 14 de julho de 2024.
Grupo J
Portugal
Bósnia
Islândia
Luxemburgo
Eslováquia
Liechtenstein
Confira os outros grupos de qualificação:
Grupo A
Espanha
Escócia
Noruega
Geórgia
Chipre
Grupo B
Países Baixos
França
República da Irlanda
Grécia
Gibraltar
Grupo C
Itália
Inglaterra
Ucrânia
Macedónia do Norte
Malta
Grupo D
Croácia
País de Gales
Arménia
Turquia
Letónia
Grupo E
Polónia
República Checa
Albânia
Ilhas Faroé
Moldávia
Grupo F
Bélgica
Áustria
Suécia
Azerbaijão
Estónia
Grupo G
Hungria
Sérvia
Montenegro
Bulgária
Lituânia
Grupo H
Dinamarca
Finlândia
Eslovénia
Cazaquistão
Irlanda do Norte
San Marino
Grupo I
Suíça
Israel
Roménia
Kosovo
Bielorrússia
Andorra