Sport Clube do Porto afasta qualquer elitismo na vela e convida todos a abraçar um desporto especial.
Corpo do artigo
Na Invicta, um dos clubes que ecoa por todas as ruas, pela tradição, é o Sport Clube do Porto. Uma eterna casa, para todos os que por lá passaram, que pretende manter a rota da formação, onde a igualdade é uma das premissas. A secção da vela está situada na Marina Porto Atlântico, em Leça da Palmeira, e para os mais novos oferece condições ideais para experimentar a modalidade. Com águas protegidas pelos pontões que chegam ao alto-mar e com o acesso que os mesmos oferecem a águas mais rebeldes, a evolução está assegurada e é acompanhada por estas condicionantes.
Para além da vertente desportiva inerente a qualquer modalidade, a vela apresenta-se como alternativa às pessoas que "procuram algo mais", explica, ao JN, Tiago Marques, diretor-técnico do clube. "A vela tem o fator mar que traz o fator natureza à equação", aponta o responsável, salientando um dos fatores mais atrativos deste desporto e que faz com que tanta gente queira experimentá-lo "nem que seja apenas para propósitos lúdicos".
Mesmo por haver esta dupla faceta na vela, "não há qualquer tipo de pressão para que as crianças sigam a competição", reforça Tiago Marques. Com treinos que podem durar cinco horas, "o objetivo é criar uma boa experiência para os mais novos em alto-mar e deixá-los desfrutar bons momentos".
Tremendo potencial
No parecer do diretor-técnico do clube "temos atletas com potencial para atingirem bons resultados na competição", como, de resto, "já tem acontecido no passado mais recente", fazendo jus à boa relação que este clube histórico do Porto tem com a modalidade.
Quanto à premissa popular que conota a vela como um desporto elitista, Tiago Marques refuta a visão de forma perentória: "Há postos náuticos mais elitistas que outros. O Sport é um clube eclético, que é o oposto disso mesmo".
Por comparação, é estabelecida ainda a diferença com as mensalidades pagas por muitas pessoas em ginásios, já que "na vela, por exemplo, não se paga tanto por mês".
Por último, o convite à população surge em forma de uma descrição muito própria do que o clube é: "O Sport é das pessoas e essa é a nossa imagem de marca".