Parte do sucesso recente do Sporting é motivado pelo funcionamento da mundialmente reconhecida Academia de Alcochete e com Ruben Amorim ao leme os jovens leões sabem que têm a porta bem aberta para entrarem na equipa principal.
Corpo do artigo
A curto prazo há alguns nomes já conhecidos do público, como Dário Essugo, Flávio Nazinho ou Rodrigo Ribeiro, mas as próximas temporadas trarão mais soluções com o ADN de leão. Desde guarda-redes a avançados, o projeto desportivo em Alvalade parece seguro com jovens de qualidade já demonstrada e com potencial muito elevado para explorar. As próximas fornadas certamente deixarão a administração leonina satisfeita, tanto desportivamente como com o potencial financeiro de alguns destes "meninos".
Sub-19
Chico Lamba, 18 anos, defesa central (18 jogos e 3 golos):
Ainda com idade júnior, vai atuando na equipa B dos leões, na Liga 3, e na Youth League pelos sub-19, mostrando uma tremenda maturidade para quem tem apenas 18 anos. Com 1,89 metros de altura, apresenta bom domínio do jogo aéreo, acrescentando-lhe rapidez nas coberturas e capacidade para criar com a bola no pé, em especial no passe longo. Está a cumprir a nona temporada de leão ao peito, depois de ter passado pelo CF Benfica ainda como benjamim.
Samuel Justo, 17 anos, médio centro (24 jogos e 8 golos):
Natural da Amadora, começou a carreira no Central 32 mas chegou a Alcochete ainda como benjamim. Tem como carta de apresentação os oito golos marcados esta temporada pela equipa de sub-19 com apenas 17 anos - cumprirá 18 em abril. Um "oito" com muita chegada ao ataque, tanto através do drible como com passes longos, pauta o jogo como um adulto. O jogador, de resto, já tem contrato profissional assinado com o Sporting e lidera em minutos na equipa sub-19.
Youssef Chermiti, 17 anos, ponta de lança (24 jogos e 8 golos):
De origem tunisina, mas nascido nos Açores, integra uma família ligada ao basquetebol, mas terá no primo Amine Chermiti, antigo internacional pela Tunísia, um claro exemplo. Forte fisicamente, do alto dos seus 1,92 metros, já foi destacado por Ruben Amorim como uma possível alternativa a Paulinho. Esta temporada tem dividido tempo entre equipa B, sub-23 e sub-19, totalizando oito golos em 24 partidas - dois na Liga 3, um na Liga Revelação e cinco pelos juniores.
Diogo Travassos, 17 anos, ala direito (22 jogos e 2 golos):
Os 22 jogos, entre equipa B, sub-23 e sub-19, são o cartão de visita de um lateral direito com grandes capacidade ofensivas. Em Alcochete desde os seis anos, assinou contrato profissional no início desta época e tem sido figura de destaque na equipa de juniores na Youth League, naquela que é a sua primeira temporada no escalão. Rapidez e verticalidade são as principais características de um jogador desequilibrador que também apresenta níveis defensivos de qualidade.
Mateus Fernandes, 17 anos, médio ofensivo (24 jogos e 3 golos):
Algarvio natural de Olhão, é uma das grandes esperanças do Sporting e Ruben Amorim já tem o médio ofensivo debaixo de olho. Além do técnico, João Palhinha já afirmou recentemente que "gostou muito" do jovem de 17 anos. Entre juniores, sub-23 e equipa B leva 24 encontros e anotou três golos e já assumiu em entrevista o jogador modelo que ambiciona ser: Bruno Fernandes. Muito completo, alia uma boa capacidade de chegada à área com a qualidade no passe.
Diego Callai, 17 anos, guarda-redes (14 jogos e 18 golos sofridos):
Nascido no Brasil, mas com passaporte italiano, é visto como aposta de futuro para a baliza do Sporting. O pai, Diego Silva, também foi guarda-redes e representou o Vitória de Setúbal e o Leixões em Portugal e terá passado os ensinamentos ao filho que, de resto, já assumiu várias vezes as redes da equipa B na Liga 3, defendendo também a baliza dos sub-19 na Youth e há muito que já vai trabalhando com a equipa principal, onde tem tirado apontamentos de Adán.
Sub-17
Vivaldo Semedo, 16 anos, avançado (21 jogos e 19 golos):
Angolano de origem, está na quarta temporada de leão ao peito e tem-se mostrado um goleador de elite no futebol de formação - basta olhar para os 16 golos marcados em 15 jogos pela equipa de juvenis, aos quais acrescenta mais três em seis encontros pela equipa sub-19. Com 1,92 metros de altura, aproveita da melhor forma o poderio físico e alia qualidade na cara do golo, atuando maioritariamente no meio, mas tendo também capacidade para partir da ala.
Manuel Mendonça, 16 anos, médio centro (20 jogos e 13 golos):
O capitão da equipa de sub-17 é mais um médio completo com selo formação "made in" Alcochete. Na quinta temporada de leão ao peito, depois de ter começado a formação no Louletano, já mereceu a chamada ao escalão superior e marcou na estreia pelos sub-19. Capacidade para desequilibrar em drible e em passe, aos quais junta uma grande capacidade de chegar às áreas de finalização, fazem do jovem mais um médio com qualidades únicas nos escalões de formação.