
Ruben Amorim, treinador do Sporting
MIGUEL A. LOPES/LUSA
Lesões e jogadores em risco de suspensão obrigam a mudanças no onze. Treinador deseja triunfo para evitar saída de jogadores em janeiro
Com a qualificação garantida para os oitavos de final, o Sporting defronta, esta terça-feira (20 horas, TVI e Eleven Sports 2), o Ajax com o objetivo de manter o prestígio, que alcançou na fase de grupos e também o de rodar a equipa. Ruben Amorim assegurou que João Virgínia vai ser titular na baliza e admitiu que Nazinho ou Gonçalo Esteves vão também ser opções iniciais. "Um será titular, o Virgínia também. Temos de decidir sobre ele no fim da época, esse campo é mais do Hugo Viana, e precisamos de vê-lo", afirmou, em Amesterdão, nos Países Baixos, no Arena Johan Cruijff, palco do jogo.
Porro e Matheus Nunes, em risco de suspensão para a primeira mão dos oitavos, vão ser poupados. "Queremos proteger quem tem amarelos, o nosso plano é maior do que qualquer recorde", defendeu. Ricardo Esgaio e Daniel Bragança vão ser os substitutos e, no eixo da defesa, Matheus Reis ocupa o lugar de Feddal, que sofreu uma lesão com o Benfica. Bragança foi alvo de um forte elogio. "É um crime não ter mais minutos, se jogássemos com três jogadores no meio campo era titular".
Fruto do bom desempenho, o Sporting já amealhou 45 milhões de euros na Champions. Pela entrada na fase de grupos, recebeu 27 milhões, a que acrescentou 2,8 milhões por cada um dos três triunfos, o que corresponde a 8,4 milhões. Finalmente, o apuramento para os oitavos é sinónimo de um encaixe de 9,6 milhões. Apesar do valor gordo, Amorim quer mais.
"Saídas no mercado de inverno? Nada posso garantir, mas quero manter todos, porque há grande potencial. Para isso, temos de ganhar, são mais 2,8 milhões, é mais um encaixe". O treinador aponta a mais uma boa exibição. "Fizemos um grande jogo no último fim de semana, mas tivemos pouca bola. Temos de melhorar no ataque organizado contra uma das melhores equipas da Europa a jogar em ataque organizado. Queremos crescer e ver como está o Sporting daqui a cinco anos".
Muita fé nos rivais
Sobre os rivais, afirmou que acredita na passagem do Benfica e do F. C. Porto à próxima ronda. "Acredito que o Benfica tem todas as condições. O F. C. Porto, pela forma como está a jogar e pela experiência do seu treinador, é favorito". Já o médio Daniel Bragança disse que está preparado para jogar e quer "aproveitar todas as oportunidades". No lado do Ajax, o treinador Erik ten Hag lembrou que a sua equipa pode concluir a fase de grupos com seis vitórias, o que será um recorde. "Pode ser um jogo histórico, mas temos de voltar a ter um dia bom, como foi o de Lisboa, para ganhar ao Sporting"
