O Sporting derrotou o Belenenses (28-20) e apurou-se para a final da Taça de Portugal de andebol. F. C. Porto e Póvoa AC decidem quem fica com a restante vaga no jogo decisivo da competição a partir das 17.30 horas, em Viseu, que acolhe a Final 4 da Taça.
Corpo do artigo
A primeira meia-final do dia abriu com um golo de Martim Costa, que aos 10 minutos já tinha marcado quatro, ajudando o Sporting a cavar, desde cedo, uma vantagem robusta no marcador, que ao intervalo era de cinco golos (15-10).
Mesmo obrigados a jogar um total de seis minutos em inferioridade numérica, pelas exclusões de Jan Gurri, Espen Vag e Mamadou Gassama, todas nos primeiros 20 minutos do encontro, os leões foram mantendo o Belenenses a uma distância segura, pese embora alguns desenhos ofensivos interessantes dos azuis, vários deles travados por André Kristensen e pelos postes da baliza leonina.
A segunda parte arrancou com um parcial de 3-0 para o Sporting, que alargou a vantagem para oito golos (18-10), o que lhe permitiu gerir o jogo já com a final de amanhã em mente. Ainda assim, duas exclusões praticamente consecutivas de Christian Moga deram uma abertura para o Belenenses poder encurtar a diferença para cinco golos (19-14), ao minuto 40.
Apesar da exibição inspirada de João Moniz na baliza dos azuis do Restelo, que superou a dezena de intervenções bem-sucedidas, o Sporting nunca perdeu o controlo de uma partida da qual Martim Costa, com sete golos, foi o melhor marcador.
O vencedor da Taça de Portugal decide-se amanhã, a partir das 17.30 horas, na Viseu Arena. O Sporting, que esta época já conquistou a Supertaça e a Liga portuguesa, aguarda pelo desfecho do duelo entre F. C. Porto e Póvoa AC (hoje, 17.30 horas) para conhecer o seu adversário na final.