Numa partida a contar para a 25.ª jornada do campeonato, os leões voltaram à liderança isolada ao derrotar o Casa Pia em Rio Maior (1-3), ainda que à condição, sendo que o rival Benfica conta com um jogo em atraso. Gyokeres continua nova fase goleadora na temporada e encobre passividade de Esgaio.
Corpo do artigo
O Sporting cumpre o objetivo em Rio Maior e vence frente ao Casa Pia (1-3), voltando assim à liderança isolada do campeonato, ainda que o Benfica tenha o jogo em atraso contra o Gil Vicente, podendo igualar a pontuação leonina. Gyokeres causou muitos problemas à linha defensiva dos gansos, mostrou que está oficialmente de volta e encobriu a passividade de Esgaio que fez o Casa Pia acreditar num resultado favorável.
O central Gonçalo Inácio levou o primeiro amarelo da partida e não vai jogar o próximo jogo, mas não tardou em vingar a frustração abrindo o marcador aos 12 minutos, após canto curto e cruzamento de Quenda. O jovem internacional português soma agora 20 golos pelo Sporting.
Numa fase em que o Casa Pia procurava a resposta, através da posse de bola, apareceu Gyokeres (de volta aos 100%) para aumentar a vantagem e marcar pela terceira jornada consecutiva. O potente avançado sueco fintou a defesa dos gansos e igualou o colega Pote, ambos com 81 golos pelos leões.
Ao cair do pano, displicência de Esgaio. O português, desta feita a central, abordou um cruzamento de forma muito passiva e deixou-se antecipar por Miguel Sousa, acabando por marcar na própria baliza e permitir ao Casa Pia acreditar na reviravolta.
Na segunda metade, valeu Rui Silva a negar o golo a José Fonte, antes do VAR chamar o juiz Hélder Malheiro a rever um toque de Tchamba sobre Trincão na grande área. Penálti assinalado e mais um golo de Gyokeres, faturando o 27.º na prova e colocando o ponto final na partida.
Veja os golos da partida:
Gonçalo Inácio abriu o marcador (0-1):
Gyokeres dilatou a vantagem e fez o 2-0:
Esgaio marcou um auto-golo (1-2):