O campeão nacional estreou-se no novo modelo da Liga dos Campeões com um triunfo, por 2-0, sobre o Lille, no Estádio de Alvalade. Viktor Gyokeres festejou o primeiro golo da carreira na prova milionária e Zeno Debast assinou um autêntico golaço, que confirmou o sucesso da equipa leonina.
Corpo do artigo
Ruben Amorim bem tinha avisado. Num duelo entre duas equipas com sistemas de jogo e estratégias muito semelhantes, os primeiros minutos foram uma autêntica batalha tática que deixou a bola muito longe das balizas. O primeiro sinal de algum perigo surgiu à passagem do quarto de hora quando um passe longo de Matheus Reis - que havia substituído, pouco antes, o lesionado Gonçalo Inácio - encontrou o peito de Gyokeres, que lançou Pedro Gonçalves. O avançado português atirou ao lado.
O trio ofensivo leonino voltou a avisar pouco depois. Primeiro foi Trincão a atirar ao lado, após uma bela jogada ofensiva, e, aos 28 minutos, Alvalade quase festejou o primeiro: um grande passe de Gyoekeres isolou Pedro Gonçalves, mas o extremo não conseguiu picar a bola sobre o guarda-redes adversário.
Começava a cheirar a golo, que acabou por surgir aos 38 m. Após uma jogada de insistência, Pote fez a assistência e Gyokeres, após uma excelente rotação, fez o primeiro golo da carreira na Champions.
A tarefa do Lille ficou ainda mais dificultada a cinco minutos do intervalo, quando Angel Gomes viu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho, após pisar Gyokeres.
Em superioridade, o Sporting controlou os acontecimentos e, após um grande passe de Pote, Geny Catamo atirou ao lado quando podia ter assistido Quenda, antes de Debast assinar uma autêntica obra de arte.
O central encheu-se de fé e, de muito longe, atirou ao ângulo da baliza do Lille para o 2-0. Logo a seguir, Daniel Bragança obrigou Chevalier a uma grande defesa e, na recarga, Quenda atirou ao lado.
O Sporting ainda desperdiçou mais algumas chances, Amorim aproveitou para oferecer a estreia a Harder, mas acabou mesmo por somar os três primeiros pontos na fase de liga da nova Champions.