Vegan, ativista político e ícone de moda: Héctor Bellerín, o defesa direito espanhol, de 27 anos, que o Barcelona cedeu ao Sporting neste mercado de inverno e que chega aos leões para render Pedro Porro, vendido ao Tottenham, tem características fora do vulgar, num futebolista. Um desafio aos cânones tradicionais, para conhecer melhor, neste texto.
Corpo do artigo
Antes mesmo de começar a tentar fazer esquecer Pedro Porro, o novo lateral direito do Sporting já é mais do que um "simples" jogador profissional de futebol, acabado de chegar a Portugal, para representar a equipa leonina. Por circunstâncias várias, ao longo da vida tornou-se célebre em algumas posições públicas extra modalidade, que vão desde a forma como se veste e come, até a manifestações de teor político, facetas que o distinguem da esmagadora maioria dos companheiros de profissão.
Há cerca de cinco anos, apostado em prevenir lesões e melhorar a própria saúde, Héctor Bellerín procurou desintoxicar o corpo e aderiu a uma dieta à base de plantas. A experiência seria para durar duas semanas, mas os resultados obtidos deixaram-no tão entusiasmado que decidiu continuar: "O que notei de diferente foi na forma como o meu corpo recuperava após os jogos e a rapidez da recuperação. Sempre tive problemas nos tornozelos, que nos jogos mais duros inflamavam, mas agora nem preciso de os proteger", disse, então, o novo jogador do Sporting, à "The Players Tribune".
Então, o lateral jogava no Arsenal (Inglaterra) e os companheiros da equipa londrina ainda o tentaram desviar desse caminho, mas foi resistindo: "Na terceira semana estava bem", fez notar.
Bellerín tornou-se assim vegan. "Não é só comer salada. Há muitas coisas que podem ser fontes de proteína", sustentou, à mesma publicação.
Paralelamente às melhorias na condição física, o futebolista catalão também é conhecido pela faceta da moda. Já foi capa da revista "GQ" e descrito como "o jogador de futebol com mais estilo do Mundo". Em 2020, entrou na lista de uma revista espanhola como "um dos 10 maiores influenciadores de moda no país", ranking onde figuravam nomes como a cantora Rosalía, a atriz Penélope Cruz e a modelo e companheira de Cristiano Ronaldo, Georgina Rodríguez.
Em 2021, Bellerín lançou uma coleção com a conhecida marca britânica "H&M", apenas com roupas sustentáveis. No Arsenal, o clube que representou mais tempo enquanto sénior, foi o principal rosto de uma campanha de uma linha em parceria com uma ONG focada nas causas ambientais.
Influenciado pela mãe, que tinha uma fábrica de vestuário, Bellerín também estabeleceu parcerias com marcas de alta-costura e já desfilou para a "Louis Vuitton".
"A sustentabilidade é parte de mim. É uma forma de me expressar e de inspirar outras pessoas. Tornei-me vegan e como consequência, as minhas escolhas diárias e como me visto, são feitas de forma mais consciente. Adoro a moda e comprar roupas era uma grande parte da minha vida, mas tomei consciência sobre os danos e a poluição tradicionalmente causadas pela indústria da moda e isso causou-me um enorme conflito interno", contou, numa outra entrevista, em 2020.
Defensor dos direitos das pessoas LGBTQI+ , o reforço leonino usa frequentemente as redes sociais para mostrar a própria oposição a vários temas, sendo frontalmente contra o racismo. As posições políticas do jogador também são defendidas publicamente pelo próprio, sem rodeios. Em março do ano passado, tinha a invasão da Rússia à Ucrânia poucas semanas, comparou o conflito à causa palestiniana: "Ninguém fala sobre a Palestina! A Rússia não participará no Mundial por causa da guerra na Ucrânia, mas isso não aconteceu com outros países", disse o jogador, citado pelo jornal desportivo espanhol "Marca".
Na mesma publicação, Bellerín estabeleceu comparações: "É porque estão perto [Ucrânia] e são mais semelhantes connosco? Vimos outras guerras, especialmente no Médio Oriente. Ninguém se importou com isso. É porque essa guerra nos afeta? É porque afeta a nossa economia?", questionou, acrescentando: "Há muitas pessoas mortas nas guerras e ninguém prestou a devida atenção".