Sporting da Cruz suspende equipa sub-17 na sequência das agressões num torneio
O Sporting da Cruz emitiu uma nota de comunicação na qual dá conta da suspensão até ao final da temporada da equipa de sub-17. O clube informa, ainda, que irá abrir processos disciplinares e mostrou-se disponível para cooperar na identificação dos agressores visíveis nas imagens e nos vídeos divulgados.
Corpo do artigo
No passado fim de semana, dois jogadores suíços foram agredidos por adeptos do Sporting da Cruz, no Campo de Outeiro, num encontro de sub-17 a contar para o torneio Porto internacional CUP 2025. Perante as agressões, o árbitro interrompeu o encontro.
De imediato, o clube portuense repudiou o "comportamento de pais e familiares de atletas" e deixou a garantia de que iria "tomar medidas em conformidade".
A direção do Sporting da Cruz marcou uma reunião e teve mão pesada perante o ocorrido, deixando claro que "nada teve a ver com a organização do referido torneio, nem com as condições de segurança que a entidade organizadora entendeu disponibilizar".
"A Direção do Sporting Clube da Cruz deu o seu acordo à Entidade Organizadora para a cedência do Campo Municipal do Outeiro, que está sob a sua gestão, suportando todos os gastos com as instalações, tendo como contrapartida o convite para a participação de 5 das suas equipas no referido torneio", começam por explicar numa nota de comunicado, relatando que após ouvir alguns depoimentos tomaram uma série de decisões.
"Suspender de imediato toda a atividade das equipas de SUB 17, tendo já dado nota ao Senhor Presidente da Associação de Futebol do Porto, a anulação da inscrição destas equipas pelo que não realizarão mais qualquer jogo na presente época desportiva", informam, esclarecendo, ainda, que irão abrir um inquérito para averiguar os factos "com vista à instauração de processos disciplinares aos elementos envolvidos".
"A Direção quer ainda afirmar publicamente que está totalmente disponível para colaborar com as autoridades desportivas e/ou judiciais de forma a ajudar a identificar os agressores que são visíveis nas imagens divulgadas pela comunicação social, ficando desde já proibido o acesso destes adeptos às instalações do clube", acrescentam.
Por fim, a direção do Sporting da Cruz volta a reforçar, a par do que já tinha feito anteriormente, que é contra os comportamentos de violência no mundo desportivo.
"Por último, uma palavra de repúdio para os comportamentos de alguns pais e demais intervenientes envolvidos nos desacatos que, quando deveriam ser os mentores do comportamento dos seus educandos, com as suas atitudes são, por vezes, os causadores e instigadores dos maus comportamentos dos atletas, impedindo-os, dessa forma, de poderem praticar uma atividade desportiva saudável", finalizam.