Atual treinador do Sporting de Braga ganha dois jogos em cada três e sonha repetir segundo lugar na Liga de 2009/10.
Corpo do artigo
A equipa arsenalista, liderada por Artur Jorge, alcançou no domingo, em Chaves (2-1), a 28.ª vitória da temporada, superando os 27 triunfos averbados em 2021/22 sob o comando de Carlos Carvalhal.
Quando faltam disputar dez ou 11 jogos até ao fecho da época - a dúvida é se chega ou não à final da Taça de Portugal -, o Braga leva 28 êxitos em 42 jogos (66,6%), média que iguala percentualmente o que Domingos Paciência fez em 2009/10 (26 vitórias em 39 jogos), com realce para o então segundo lugar obtido na Liga, a melhor classificação de sempre do clube, que Artur Jorge quer agora igualar.
Com pelo menos dez jogos oficiais pela frente, o Braga poderá bater o recorde interno de triunfos (33) numa época. Tal já sucedeu duas vezes: em 2017/18, com Abel Ferreira (52 jogos), e depois em 2019/20 (54 jogos), em que foi orientado por quatro treinadores: Sá Pinto, Ruben Amorim, Custódio Castro e... Artur Jorge.
Ao atual técnico faltam cinco êxitos para igualar estes registos. Se o Braga vencer no sábado, em casa, o Estoril, chegará ao 29.º triunfo da época, igualando os números finais de 2015/16, com Paulo Fonseca.
Curiosamente, na época 2002/03, quando o presidente António Salvador iniciou funções - entrou em fevereiro... -, a equipa ganhou apenas oito jogos!