O Vitória de Guimarães infligiu a primeira derrota ao Sporting desde que Marcel Keizer assumiu o comando técnico, há um mês. Tozé apontou o único golo da partida.
Corpo do artigo
Ao oitavo jogo, o Sporting sofreu a primeira derrota sob o comando de Marcel Keizer. A culpa é do Vitória de Guimarães, que recebeu e venceu os leões por 1-0.
10360473
Numa partida bem disputada e na qual os guarda-redes brilharam, aquele que mais teve que se aplicar foi Renan, pois os minhotos criaram mais oportunidades que os leões. A primeira aconteceu aos 15 minutos, com o guardião do Sporting a negar o golo a Davidson, que rematou de primeira. Os verdes e brancos responderam pouco depois por Diaby, que atirou ao lado, mas o Vitória de Guimarães foi mais certeiro.
Aos 26 minutos, Tozé surgiu na zona central para rematar à baliza e conseguiu bater Renan, que nada pôde fazer para evitar o 1-0, pois a bola ainda desviou em Mathieu antes de entrar.
O Vitória de Guimarães controlava o jogo, mantendo a posse de bola durante mais tempo que o Sporting, e criava mais perigo, mas o resultado não voltou a sofrer alterações até ao intervalo.
Na segunda parte, a vantagem mínima dos vimaranenses manteve-se até ao fim, apesar das oportunidades criadas. A primeira foi protagonizada por Ola John, que obrigou Renan a uma grande defesa. Na resposta, Douglas, guarda-redes do Vitória de Guimarães, também brilhou, negando o empate a Raphinha, que voltou a jogar dois meses e meio depois devido a lesão e que regressou pela pela primeira vez ao D. Afonso Henriques, de onde saiu no final da última época para rumar a Alvalade.
Foi o único lance em que o Sporting esteve verdadeiramente perto de igualar o resultado, ao contrário da turma de Luís Castro, que só não ampliou a vantagem porque Renan não deixou, sendo protagonista em lances da autoria de Davidson, Pepê e Estupiñan.
E quando não foi o guarda-redes a impedir o golo, foi a barra, como aconteceu com Pedro Henrique. Houve ainda tempo para o vídeoárbitro intervir e anular um lance em que o árbitro tinha exibido o cartão vermelho ao guarda-redes visitante por ter derrubado Alexandre Guedes. Mas no recurso às imagens, Luís Godinho reverteu a decisão porque o avançado minhoto estava fora de jogo.
Ao perder no D. Afonso Henriques, o Sporting cai da segunda para a terceira posição, sendo ultrapassado pelo Benfica, e fica a cinco pontos da liderança, que pertence ao F. C. Porto. Já o Vitória de Guimarães mantém o quinto posto e reduz para cinco pontos a distância para o rival Braga.