Num jogo em que converteu apenas 36,6% dos lançamentos tentados, o Sporting foi derrotado, na Bulgária, pelo Balkan (81-70), para o grupo A da FIBA Europe Cup. Foi o primeiro desaire leonino na atual edição da competição.
Corpo do artigo
Na Bulgária, o Sporting ainda conseguiu chegar ao final do primeiro período na frente (20-22), mas o segundo parcial revelou-se desastroso para os leões, que acumularam erros no ataque, capitalizados por um Balkan letal da zona de três pontos, com 12 triplos convertidos só na primeira parte, que fechou com um 51-33 favorável aos búlgaros.
A equipa portuguesa sentia dificuldades em lidar com a capacidade física de Karl Johan Lips (16 pontos e nove ressaltos na primeira parte) e a explosividade de Michael Lawrence Dixon, sendo que este último não falhou um único lançamento até ao intervalo, que atingiu com 11 pontos.
Já o Sporting não converteu nenhum dos sete triplos tentados e somou menos dez ressaltos do que o adversário na primeira metade, fechando o segundo parcial com apenas 11 pontos, metade dos conseguidos no período inicial.
O terceiro período mostrou um Sporting mais comprometido a defender e um Balkan que continuava a lançar muito de longe, mas que não se mostrava capaz de manter as taxas de acerto da primeira parte. Os búlgaros não chegaram sequer aos 30% de eficácia, com o Sporting a aproveitar para encurtar a margem para nove pontos (63-54), à entrada do último quarto.
No entanto, a recuperação leonina não teve sequência no derradeiro parcial, muito por culpa do "regresso" do Balkan ao jogo, sobretudo no capítulo ofensivo, controlando o jogo até ao 81-70 final.
O Sporting, que no total até lançou mais dez vezes do que o adversário, fechou o jogo com uma taxa de acerto global de 36,6%, sendo que na estatística dos triplos os números são terríveis: apenas um convertido em 16 tentativas (6,25% de sucesso).
O estónio Karl Johan Lips, com um duplo-duplo (23 pontos e 14 ressaltos), foi o MVP da partida. Do lado leonino, Edward Ekiyor (24 pontos e oito ressaltos), Tyere Marshall (11 pontos e 10 ressaltos) e Ron Curry (18 pontos, quatro ressaltos e quatro assistências) foram os principais destaques.
No dia 8 de novembro, o Sporting visita o pavilhão do Alba, na Hungria (17 horas), para a quarta jornada do grupo A da FIBA Europe Cup. Os leões, recorde-se, têm um jogo em atraso, com os israelitas do Bnei Ofek Dist Herzliya.