Sporting defronta Manchester City e Arsenal, Benfica recebe Atlético de Madrid e Barcelona
O Fórum Grimaldi, no Mónaco, recebe, esta quinta-feira, o sorteio da nova Liga dos Campeões. Acompanhe ao minuto.
Corpo do artigo
O sorteio ditou que o Benfica defronta o Barcelona em casa e visita o Bayern Munique, na primeira fase da Liga dos Campeões. Já o Sporting recebe o Manchester City e viaja até à Alemanha para defrontar o Leipzig.
Sporting-Manchester City
Leipzig-Sporting
Sporting-Arsenal
Club Brugge-Sporting
Sporting-Lille
PSV-Sporting
Sporting-Bolonha
Sturm Graz-Sporting
Bolonha e Sturm Graz juntam-se a Manchester City, Leipzig, Arsenal, Club Brugge, Lille e PSV na lista de adversários do campeão nacional na fase inicial da Liga dos Campeões
Para além do Manchester City, do Leipzig, do Arsenal e do Club Brugge, os leões defrontam Lille e PSV na primeira fase da Champions.
Benfica-Barcelona
Bayern Munique-Benfica
Benfica-Atlético de Madrid
Juventus-Benfica
Benfica-Feyenoord
Estrela Vermelha-Benfica
Benfica-Bolonha
Monaco-Benfica
Bayern Munique, Barcelona, Atlético de Madrid, Juventus, Feyenoord, Estrela Vermelha, Bolonha e Monaco são os adversários do Benfica na fase inicial da Liga dos Campeões.
Os leões têm no Arsenal o restante adversário oriundo do pote 2.
O Sporting defronta os belgas do Club Brugge, o primeiro adversário oriundo do pote 2.
O Atlético de Madrid é o primeiro adversário vindo do pote 2 para o Benfica.
Depois do Bayern Munique, o Barcelona é o restante adversário do Benfica vindo do pote 1.
O Manchester City, campeão inglês, é um dos adversários do pote 1 para os leões.
O Sporting terá como restante adversário do pote 1 o Leipzig, da Alemanha.
As águias reencontram o Bayern Munique na Champions.
Ronaldo recorda as cinco conquistas na Liga dos Campeões, uma pelo Manchester United e quatro pelo Real Madrid: "A favorita? É difícil, mas a primeira é sempre mais especial. Lembro-me de marcar, mas também falhar o penálti (no desempate final). Foi muito especial. No Real Madrid ganhei por quatro vezes. Em 2008, em Lisboa, foi muito especial. Na altura, era o jogador mais caro do mundo e perguntavam-me sempre quando ia ganhar a Champions League. Champions e golos são como o ketchup, quando vêm, não param".
Cristiano Ronaldo: "É um prazer estar aqui. Este prémio diz-me muito. O recorde fala por si. Quando ouvimos o hino (da Liga dos Campeões), é louco. Para mim, foi especial. Ganhei-a tantas vezes, os golos que marquei... Tive boas memórias quando vim para esta gala. As nossas vidas são memórias. Voltar (a jogar a Liga dos Campeões)? Nunca se sabe. Vamos ver o que o futuro reserva".
Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões, com 140 golos, prova que conquistou por cinco vezes, foi igualmente homenageado pela UEFA. Aleksander Çeferin elogiou o avançado português: "Precisávamos de uma ou duas horas para falar da carreira de Ronaldo. Não vejo como ela poderia ser melhor. Se pensarmos na Liga dos Campeões ou em futebol, pensamos em Cristiano. Tem uma carreira incrível e é uma excelente pessoa, que merece este prémio. Já não joga a melhor competição de clubes, mas esperamos que volte, um dia".
Aleksander Çeferin, presidente da UEFA, entregou ao antigo guarda-redes italiano, Gianluigi Buffon, o Prémio Presidente. Foi campeão do Mundo por Itália (2006) e venceu por uma vez a Liga Europa, pelo Parma, em 1999.
Campeão europeu em título, o Real Madrid vai em busca da 16.ª Liga dos Campeões no seu palmarés. Os "merengues" são recordistas de vitórias na Champions, seguidos de AC Milan, que a ganhou por sete vezes, e Bayern Munique e Liverpool, ambos com seis troféus. No que toca a clubes portugueses, F. C. Porto e Benfica conquistaram a principal prova europeia de clubes por duas vezes.
A edição 2024/2025 da Liga dos Campeões marca o início de uma nova era na prinicipal competição europeia de clubes. A fase de grupos dá lugar a uma fase Liga, disputada por 36 equipas, mais quatro do que há um ano. Cada clube vai disputar oito jogos na fase inicial, mais dois do que até aqui.
Mesmo atuando fora da Europa, Cristiano Ronaldo vai estar presente no sorteio da fase inicial da Liga dos Campeões, momento em que será alvo de uma homenagem por parte da UEFA.
Os primeiros oito classificados da fase Liga apuram-se diretamente para os oitavos de final da Liga dos Campeões. As equipas que terminarem a primeira fase entre o 9.º e o 24.º lugar seguem para um play-off de acesso aos oitavos. Os restantes clubes são eliminados, não havendo direito a repescagem para a Liga Europa.
O sorteio da primeira fase da Liga dos Campeões tem lugar no Mónaco, a partir das 17 horas portuguesas.
Cada equipa vai disputar oito jogos na fase inicial da Liga dos Campeões, quatro em casa e outros tantos fora. No que toca a adversários, serão definidos de acordo com uma premissa: cada clube vai defrontar dois adversários de cada um dos quatro potes que organizam os participantes de acordo com o ranking da UEFA. Não se podem defrontar clubes do mesmo país e cada equipa só pode defrontar até dois adversários provenientes de um determinado país.
Fase de Liga
Jornada 1: 17 a19 de setembro 2024
Jornada 2: 1/2 de outubro 2024
Jornada 3: 22/23 de outubro 2024
Jornada 4: 5/6 de novembro 2024
Jornada 5: 26/27 de novembro 2024
Jornada 6: 10/11 de dezembro 2024
Jornada 7: 21/22 de janeiro 2025
Jornada 8: 29 de janeiro 2025
Play-off da fase a eliminar: 11/12 e 18/19 de fevereiro 2025
Oitavos-de-final: 4/5 e 11/12 de março 2025
Quartos-de-final: 8/9 e 15/16 de abril 2025
Meias-finais: 29/30 de abril e 6/7 de maio 2025
Final: 31 de maio 2025
Pote A: Real Madrid (Espanha), Manchester City (Inglaterra), Bayern Munique (Alemanha), PSG (França), Liverpool (Inglaterra), Inter Milão (Itália), Borussia Dortmund (Alemanha), Leipzig (Alemanha) e Barcelona (Espanha)
Pote B: Bayer Leverkusen (Alemanha), Altético de Madrid (Espanha), Atalanta (Itália), Juventus (Itália), Benfica (Portugal), Arsenal (Inglaterra), Club Brugge (Bélgica), Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e AC Milan (Itália)
Pote C: Feyenoord (Países Baixos), Sporting (Portugal), PSV (Países Baixos), Dínamo Zagreb (Croácia), Salzburgo (Áustria), Lille (França), Estrela Vermelha (Sérvia), Young Boys (Suíça) e Celtic (Escócia)
Pote D: Slovan Bratislava (Eslováquia), Mónaco (França), Sparta Praga (Chéquia), Aston Villa (Inglaterra), Bolonha (Itália), Girona (Espanha), Estugarda (Alemanha), Sturm Graz (Áustria) e Bres (França)
A próxima edição da Liga dos Campeões vai distribuir um total de 2,4 mil milhões de euros pelos clubes participantes. A entrada na fase Liga garante desde logo 18,6 milhões de euros. Nessa fase, cada vitória vale 2,1 milhões de euros e um empate 700 mil euros. A qualificação para os oitavos de final rende mais 11 milhões de euros, para os quartos de final 12,5 milhões de euros, para as meias-finais 15 milhões de euros e para a final 18,5 milhões de euros. O vencedor da prova garante um prémio adicional de 6,5 milhões de euros.