Sporting elimina Benfica nos "oitavos" e avança na Taça de Portugal de andebol
Dérbi quentinho acabou com a vitória do Sporting ante o Benfica (41-36), com os leões a avançarem para os "quartos" da Taça de Portugal.
Corpo do artigo
No primeiro de dois dérbis - o próximo para o campeonato -, os leões derrotaram as águias (41-36) nos oitavos de final da Taça de Portugal, vingando assim a derrota ante os rivais a 9 de dezembro, onde o Benfica venceu por 38-34. Os leões ficam agora à espera de adversário nos quartos de final.
O Sporting contou com regressos de peso, enquanto o Benfica sofreu baixas. Após falharem os compromissos da Seleção devido a limitações físicas, Martim Costa e Salvador Salvador entraram aptos, enquanto Kiko Costa continua de fora. Do lado encarnado, Egon Hanusz falhou o encontro devido a doença, além do guarda-redes Palasics, que já não consta na ficha de jogo, no dia em que se soube que o Benfica foi obrigado a devolvê-lo ao Veszprém.
No início do jogo, o guardião Capdeville foi segurando a vantagem benfiquista, que chegou a ser de 8-5, ao defender dois livres de sete metros frente a Thorkelsson. A partir daí o pavilhão puxou pelo Sporting, que entrou no jogo e nunca mais o largou. Mohamed Ali foi o ponto alto da defensiva leonina, com o 7x6 do Benfica a não resultar, sofrendo muitos golos sem o guardião na baliza.
O final do primeiro tempo foi sempre agitado, mas a equipa caseira não deixou ficar para trás a vantagem, indo para o descanso a vencer por 21-17, mas com tudo em aberto e com os visitantes sempre a criar perigo no ataque.
Começou o segundo tempo com os leões muito mais agressivos e ampliando a vantagem para cinco golos de diferença 26-21. O ambiente entre os jogadores aqueceu dentro de campo e houve alguns encostos de cabeça.
Sempre que os benfiquistas encurtavam a vantagem, os verdes e brancos aumentavam a intensidade e voltavam a ficar tranquilos na frente. O Benfica começou a correr mais riscos na defesa e a vitória ficou mesmo para a equipa da casa.