Duas semanas e um dia depois de Leiria ter recebido um duelo quente e que levou o troféu da Taça da Liga rumo ao Museu do Dragão, Sporting e F. C. Porto voltam a medir forças ao final da tarde de hoje (18 horas, SportTV). Desta vez, o clássico não dá direito a um prémio imediato, mas pode reduzir, e muito, a ambição de qualquer uma das equipas - ou até de ambas -, no campeonato, já que uma eventual escorregadela deixará o líder Benfica numa posição ainda mais confortável no topo da classificação.
Corpo do artigo
A margem de manobra é nula no caso do Sporting e muito curta para o F. C. Porto. Os leões estão a 15 pontos das águias - que já venceram em Paços de Ferreira, num jogo antecipado da 20.ª jornada -, e para manterem a mais ténue das esperanças de ainda poderem vir a lutar pelo título, ou até pelo apuramento direto para a Champions, têm de reescrever a história recente dos duelos frente ao F. C. Porto.
Os azuis e brancos somam quatro triunfos consecutivos, em todas as provas, ante a equipa lisboeta e procuram um inédito "penta" de vitórias nestes clássicos, o que permitiria repor a desvantagem em relação ao Benfica nos cinco pontos, além de segurar o segundo lugar da classificação, que continua à mercê do Braga - os arsenalistas têm menos dois pontos e defrontam, hoje, o Marítimo, no Funchal.
Empate da ordem
Se a vitória é o único desfecho que interessa, é redundante dizer que o empate não servirá os interesses de Sporting ou F. C. Porto, mas a verdade é que este é o resultado mais comum entre estes emblemas, nos jogos disputados em Alvalade e a contar para o campeonato. Nas últimas dez temporadas, registaram-se seis igualdades, três vitórias leoninas e um sucesso portista.
Paulinho com via verde
A final da Taça da Liga ficou marcada pela expulsão do avançado do Sporting Paulinho que, na sequência do vermelho e dos protestos com a equipa de arbitragem, foi castigado com três jogos de suspensão. No entanto, a SAD verde e branca recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) e apresentou uma providência cautelar no Tribunal Administrativo do Sul. O requerimento foi aceite, o castigo suspenso e o ponta de lança pode mesmo jogar o clássico.
Balança pendeu para Conceição em 2022/23
O duelo desta tarde em Alvalade vai marcar o 13.º encontro entre os treinadores Ruben Amorim e Sérgio Conceição. O equilíbrio era total até ao início da presente temporada - três vitórias para cada um e quatro empates -, mas 2022/23 tem sido pintado a azul e branco.
Na primeira volta do campeonato, no Dragão, o F. C. Porto venceu o Sporting, por 3-0 (golos de Evanilson, Uribe e Galeno), com o desfecho a repetir-se na final da Taça da Liga, disputada no fim de janeiro. Em Leiria, Eustaquio e Marcano marcaram os dois golos que garantiram a conquista do troféu aos portistas.