Leões sagraram-se campeões graças ao desaire do Benfica em Famalicão. Nas grandes ligas europeias, Real Madrid e PSG foram igualmente campeões após derrotas dos rivais diretos.
Corpo do artigo
O Sporting não precisou de jogar as derradeiras jornadas do campeonato para se consagrar campeão nacional. Para tal, os leões cumpriram com o dever e usufruíram da derrota do Benfica, em Famalicão, para festejar fora do relvado o 20.º título nacional.
Um feito que não é único nesta temporada no que diz respeito às grandes ligas europeias. Real Madrid e PSG, ainda antes dos leões, tiveram uma celebração semelhante, com particularidades e enredos distintos.
O Real Madrid, à semelhança do Sporting, voltou a ser campeão nacional com um desaire do rival, que, curiosamente, também detinha o título. Depois de vencerem o Cádiz, por 3-0, os "blancos" apenas tiveram de aguardar algumas horas para ver o Girona sair triunfante do duelo da Catalunha. A sensação do campeonato espanhol bateu o Barcelona, por 4-2, numa reviravolta impressionante.
Já fora da Península Ibérica, o Paris Saint-Germain (PSG), há cerca de uma semana, festejou a conquista de mais um título, graças ao desaire do Monaco. Os monegascos até estiveram a vencer, mas não resistiram e permitiram ao Lyon contornar o marcador (3-2). O PSG, composto por vários portugueses, dos quais Gonçalo Ramos, Vitinha, Danilo e Nuno Mendes, revalidou o título e conquistou tricampeonato.