
Adán, guarda-redes do Sporting
EPA/TIAGO PETINGA
Apenas um guarda-redes no top-5 das ligas tem mais jogos sem sofrer golos.
"Estou ansioso para poder jogar e contribuir com a experiência e com o trabalho que tenho vindo a realizar", foi assim que Adán se apresentou ao universo sportinguista, em 2020, e cumpriu a promessa. A contratação do espanhol para guardar a baliza do Sporting tem vindo a revelar-se das mais acertadas dos últimos anos. Na presente temporada, apenas um guarda-redes tem mais jogos sem golos sofridos do que o espanhol.
Em comparação com o top-5 das ligas europeias, Adán é o segundo guarda-redes com mais "folhas limpas". O sportinguista é superado por Álex Remiro, da Real Sociedad, que não sofreu golos em oito dos 16 jogos em que participou. Adán surge em segundo lugar no topo da tabela, com sete partidas sem ver as redes balançar, num total de 17 disputadas. Com o mesmo registo, aparecem os nomes de Ederson (Manchester City) e Ospina (Nápoles), seguidos de Alfred Gomis (Rennes), com seis jogos, e Oliver Baumann (Hoffenheim) com cinco.
O sucesso de Adán entre os postes tem sido evidenciado nos registos dos leões no campeonato português. O Sporting é, atualmente, a melhor defesa da Liga com quatro golos sofridos em 11 jogos disputados. Na temporada passada, a equipa de Alvalade sagrou-se campeã nacional e um dos fatores do sucesso foi a qualidade do guarda-redes espanhol, que durante a Liga sofreu o menor número de golos (20) de todas as equipas, marca que lhe valeu o prémio de melhor guarda-redes do campeonato, na temporada 2020/21. Nessa época, o espanhol arrecadou também quatro galardões mensais.
Adán chegou ao Sporting proveniente do Atlético de Madrid, tendo assinado por duas temporadas, com mais uma de opção. A experiência que trouxe dos colchoneros e do Real Madrid, bem como do Bétis e Cagliari, revelou-se crucial para os leões.
