O investimento em Rúben Amorim, pago a pronto, e em Sporar atinge os 16,5 milhões de euros, mais de 50% do valor líquido da venda de Bruno Fernandes.
Corpo do artigo
A venda de Bruno Fernandes permitiu algum desafogo financeiro em Alvalade, mas os leões já gastaram mais de metade da importância líquida (29,225 milhões) que receberam da transação do médio para o Manchester United em Rúben Amorim (10 milhões de euros) e Sporar (6,5 milhões).
Recorde-se que a SAD negociou o internacional português por 55 milhões de euros, mais 25 milhões por objetivos. Da verba recebida, subtraiu 5,5 milhões para pagamento a agentes, 1,375 milhões relativo ao mecanismo de solidariedade (5% a dividir com o United), 4,65 milhões para a Sampdória (10% da mais-valia acima dos 8,5 milhões) e ainda cerca de 14,25 milhões à banca, em face do acordo de cativação de 30% da mais-valia da SAD na operação.
A contratação de Rúben Amorim, que a SAD regularizará a pronto ao Braga, cumprindo a cláusula de rescisão, e a contratação do esloveno já levaram parte significativa do montante do negócio com os britânicos, que permitiu ainda satisfazer outros compromissos da sociedade.
A aposta no jovem técnico é vista em Alvalade com enorme confiança. Rúben Amorim começa já hoje a trabalhar na Academia (ver caixa) e terá como missão a conquista do terceiro lugar, hoje nas mãos do... Braga.
Dado que o jovem técnico apenas completou o segundo nível, irá manter a situação já vivida em Braga, ou seja, será acompanhado por um técnico com o quarto nível. A continuidade de Emanuel Ferro, que já exercia a função junto a Jorge Silas, foi ponderada e está em cima da mesa.
Palhinha e Ivanildo
Inicialmente utilizados nas negociações com os bracarenses, como forma de tentar baixar o valor da cláusula de rescisão, Palhinha e Ivanildo Fernandes vão voltar ao leão no fim da época a pedido do técnico, que os deseja no plantel para 2020/21. O médio deixa o Braga, enquanto o defesa regressa após uma experiência na Turquia.
Novo técnico
Rúben Amorim dá treino de manhã e é apresentado à tarde
Rúben Amorim viverá esta quinta-feira o primeiro dia na pele de técnico do Sporting, orientando o treino da equipa logo pela manhã (10 horas), em Alcochete. A apresentação está agendada para as 15 horas, numa cerimónia que contará com Frederico Varandas. O técnico assinará até 2023 e ficará com uma cláusula de 20 milhões de euros. Auferirá um vencimento na casa dos 2,5 milhões anuais brutos, mais prémios.
O Sporting oficializou, ontem, a rescisão com Silas, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Os adjuntos José Salazar, Rui Nunes e Pedro Alves também estão de saída.
A CMVM suspendeu, ontem, as ações da SAD do Sporting, medida que vigora "até à divulgação de informação relevante" por parte da sociedade. A posição foi adotada em face de notícias sobre a iminente oficialização da contratação de Rúben Amorim.
O novo técnico leonino fará a sua estreia diante do Aves, no domingo, (17.30 horas), em Alvalade.