O Sporting está a dar-se bem na fase de grupos da Liga Europa, com três vitórias consecutivas. O pior é o campeonato. A seguir aos últimos dois triunfos na UEFA, perdeu na Luz e empatou com o Beira-Mar. Será que, frente ao Rio Ave, a malapata termina?
Corpo do artigo
A resposta vai ser dada amanhã, a partir das 18.15 horas (em directo na TVI), no Estádio José de Alvalade, diante do último classificado. Face à exibição categórica frente ao Gent, há motivos para sorrir no plantel, mas a verdade é que, até agora, o ânimo de uma vitória a meio da semana não trouxe consequências positivas na Liga. Pelo contrário. Parece enfraquecer os leões...
Jogo a jogo: após a vitória em Lille, por 2-1, o Sporting caiu, quatro dias depois, no Estádio da Luz com o Benfica, fruto de um bis de Oscar Cardozo. E, a seguir à saborosa goleada, por 5-0, ao Levski de Sófia, registou um empate decepcionante, em Aveiro, com o Beira-Mar (1-1). Renan Garcia marcou aos 38 minutos e João Pereira estabeleceria o resultado final, ainda antes do intervalo.
Costuma dizer-se que vitórias trazem vitórias, mas o grupo de Paulo Sérgio está bem avisado. A euforia deve ser efémera, tal a situação complicada vivida no campeonato.
Mas há mais dados curiosos sobre os diferentes rostos do Sporting. Marcou o dobro dos golos (12) em apenas três jogos da fase de grupos da competição, do que em sete partidas do campeonato (6). Na prova interna, sofreu seis golos, enquanto na UEFA apenas encaixou dois! Ou seja, há um leão para jogar cá e outro para se mostrar lá fora. E o melhor é o de consumo externo.
Individualmente, Hélder Postiga é o exemplo disso mesmo. Na fase de grupos da Liga Europa, concretizou três golos - ainda fez outro no play-off, frente ao Njordsaelland -, mas na Liga está a zero. O mesmo se passa com Maniche e Diogo Salomão, que concretizaram dois e... zero, respectivamente, nas diferentes provas.
Excepção no play-off
No entanto, os lisboetas já mostraram, esta temporada, que uma vitória na UEFA não significa que, no jogo seguinte, haja um tropeção. No fim de Agosto, no play-off com o Brondby, venceram 3-0, na Dinamarca e, a seguir, ganharam 3-1 à Naval, na Figueira da Foz...