Golos sportinguistas (2-0) surgiram no arranque e no final da segunda parte. Celton Biai podia ter feito mais nos remates dos avançados leoninos.
Corpo do artigo
O Sporting venceu em Guimarães e mantém-se na corrida por um lugar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Os leões permanecem a sete pontos do Braga. Os minhotos perderam o sexto lugar para o Famalicão e elevaram para seis o número de jogos consecutivos sem vencer.
O primeiro tempo foi um reflexo da ausência de grandes oportunidades de golo. Os leões até tiveram mais posse de bola, mas sem soluções para encontrarem espaços na defensiva minhota, mais capacitada com os regressos de Ibrahima Bamba e Villanueva ao onze. O jovem Chermiti foi presa fácil, Marcus Edwards sentiu dificuldades para impor a sua criatividade e o goleador Pedro Gonçalves teve poucos espaços para rematar. Quando teve, logo nos minutos iniciais do segundo tempo, inaugurou o marcador, apanhando desprevenido Celton Biai. O guarda-redes vitoriano não se fez ao lance, ficando a sensação de que podia e devia ter feito muito mais.
Os minhotos, que até festejaram no primeiro tempo, num lance que acabaria por ser invalidado por um adiantamento de sete centímetros de André Silva, acusaram o golo sofrido. O Sporting, sem Ruben o castigado Amorim no banco, aproveitou o desnorte local para criar perigo, mas sem conseguir chegar ao tento da tranquilidade.
Moreno Teixeira refrescou o coletivo vitoriano e a equipa até deu sinais de poder entrar na discussão do resultado. Contudo, gerindo o jogo com tranquilidade e muita posse de bola, as ocasiões de golo dos locais junto da baliza defendida por Adán foram nulas. Coates ainda festejou, mas o lance foi igualmente invalidado por fora de jogo do defesa uruguaio. Até que Arthur, que substituira Pote, sentenciou o encontro já no período de compensação, em novo lance de infelicidade do guardião vitoriano.
Análise
Mais: Morita foi o elemento mais esclarecido dos leões. Com toque de bola e criatividade, o japonês criou desgaste e desequilíbrios na partida.
Menos: Celton Biai não teve uma noite fácil. O internacional sub-21 ficou mal na fotografia nos dois lances que permitiram aos leões chegar à vitória.
Árbitro: Acompanhou de perto os lances e não teve influência no resultado. Acertou nos lances duvidosos e foi bem acompanhado nas decisões pelo VAR.
Veja o resumo do jogo:
https://jn.vsports.pt/embd/85949/m/12126/jn/c481d1695adf9bae07de3efa655650f2?autostart=false