O Sporting quebrou a invencibilidade do F. C. Porto na fase regular da Liga de basquetebol, vencendo o clássico da 10.ª jornada por 83-79, no Pavilhão João Rocha. O atirador leonino Marcus Lovett Jr foi o melhor marcador do encontro, com 25 pontos. Os leões lideram, isolados, a tabela.
Corpo do artigo
A primeira parte do clássico foi dominada pelo Sporting, perante um F. C. Porto com dificuldades em encontrar os caminhos do cesto. A confirmá-lo está o facto de os dragões só se terem estreado a marcar a três minutos do final do primeiro período (6-2), por Omlid.
Os leões aproveitaram a inspiração de Ron Curry, com oito pontos só no parcial inicial, e de Marcus Lovett Jr, que marcou 14 pontos até ao intervalo, para dispararem para uma vantagem que atingiu um máximo de 14 pontos (24-10). Outro dos destaques foi o jovem português André Cruz, muito agressivo no ataque, que fechou a primeira parte com seis pontos e dois ressaltos.
Os dragões melhoraram com a entrada em cena de Anthony Barber. Com uma mão cheia de assistências, o base deu maior qualidade de definição ao ataque dos azuis e brancos, uma melhoria ainda assim insuficiente para evitar que os nortenhos chegassem ao intervalo a perder por dez pontos (41-31).
No entanto, estavam lançadas as bases para uma aproximação mais efetiva dos portistas no marcador, com Barber, imparável no ataque, a ter o precioso auxílio de Miguel Queiroz (12 pontos e 11 ressaltos), imperial na sempre exigente batalha das tabelas, para deixar o F. C. Porto a apenas três pontos de distância dos leões no final do terceiro período (58-55).
A ultrapassagem deu-se no arranque do quarto parcial (61-62), naquela que foi a primeira vantagem dos azuis em todo o encontro. Até final, o equilíbrio foi a nota dominante, até se entrar nos últimos 30 segundos. Aí, o Sporting teve mais sangue frio, revelou eficácia no ataque e viu Barber, até então o rosto principal da recuperação portista no resultado, claudicar, primeiro num triplo desperdiçado e, logo de seguida, ao não conseguir repor a bola em jogo em tempo útil, gorando-se aí um dos últimos ataques da partida. A vitória acabaria por sorrir aos leões, por 83-79.
Marcus Lovett Jr foi o melhor marcador do jogo, com 25 pontos, mais três do que Anthony Barber. Nos leões, destaque ainda para Ron Curry (17 pontos, oito ressaltos e oito assistências) e Michael Moore (16 pontos e sete ressaltos).