Sem vencer há três jornadas, o Sporting deixou-se apanhar pelo Benfica no topo da classificação e está obrigado a recuperar fôlego em Alvalade frente ao Estoril, equipa que não perde há mais de dois meses.
Corpo do artigo
É um confronto difícil para os leões, cujo plantel continua dizimado por lesões. Com problemas físicos graves, Nuno Santos, Bragança e João Simões apenas regressam na próxima época, já St. Juste, Quaresma, Hjulmand, Pedro Gonçalves e Morita correm para a recuperação, porém ainda não estão aptos. Além do departamento clínico, o treinador Rui Borges tem outro problema em mãos, o capítulo disciplinar. Nos últimos três duelos na liga, Diomande foi expulso por duas vezes (frente a F. C. Porto e AVS), Matheus Reis viu o vermelho no Dragão, a que se junta a expulsão de Hjulmand com o Arouca. Em inferioridade numérica, os leões ficaram-se por três empates. Na segunda-feira, defrontam os canarinhos, orientados, por Ian Cathro, cuja última derrota foi a 23 de dezembro de 2024, quando caíram, na Luz, com o Benfica, por 3-0. Desde aí, somaram seis vitórias e dois empates, o que lhes permitiu saltar do fundo da tabela para o sétimo lugar. Excecional.
Arouca - F. C. Porto
Depois de empatar com o Farense, o Arouca volta a jogar em casa, desta vez diante de um F. C. Porto que não está a conseguir sair da crise de resultados. Os portistas não podem voltar a tropeçar se quiserem manter-se relativamente perto de Sporting e Benfica, mas terão pela frente um adversário que não perde para o campeonato desde 20 de dezembro e que ontem viu o treinador Vasco Seabra renovar contrato até 2026.
V. Guimarães - Casa Pia
O V. Guimarães apanha um adversário direto na corrida ao quinto lugar moralizado pelo ponto conquistado no Dragão. A equipa de Luís Freire (foto) dá sinais de crescimento e tem uma boa oportunidade de se aproximar dos lugares cimeiros. Já o Casa Pia tem a mira no quinto lugar do Santa Clara e mesmo perdendo não será ultrapassado pelos vitorianos. O triunfo garante sete pontos de vantagem sobre os minhotos.
Rio Ave - Braga
Na ressaca da eliminação da Taça de Portugal, o Braga volta ao campeonato para defrontar o Rio Ave, visitando um terreno que costuma ser difícil para os guerreiros. Apenas três vitórias nas últimas 10 partidas, para a Liga, em Vila do Conde, deixam os bracarenses em alerta. Positivo para os minhotos é que o Rio Ave não vence para o campeonato há mais de um mês, mas certamente quererá interromper esta sequência.
Boavista - Santa Clara
Os oito pontos de atraso para o antepenúltimo dão cada vez menos margem de manobra ao Boavista na luta pela permanência. Os axadrezados vão em oito derrotas seguidas, duas delas já com Lito Vidigal (foto), e ainda não venceram no Bessa, pelo que a receção ao Santa Clara assume dupla importância. Do outro lado estará o quinto classificado, que não marcou nas últimas duas rondas e pode ser apanhado pelo Casa Pia.