O Sporting segurou a liderança da fase regular da Liga de basquetebol após um triunfo dramático diante do Benfica, por 91-88, após prolongamento. No último lance do jogo, Aaron Broussard converteu um triplo, que daria o empate às águias, mas o lançamento foi feito já depois de esgotado o tempo regulamentar.
Corpo do artigo
As duas equipas demoraram a acertar com o cesto, culpa das defesas agressivas e de alguma desinspiração de parte a parte. Os primeiros pontos do jogo surgiram apenas aos 2 minutos, num afundanço de Terrell Carter, e abriram caminho a um bom período das águias, que atingiram os dez pontos de vantagem (4-14) ao minuto 7. Num momento delicado para o leão emergiu o base Marcus Lovett Jr, que assinou dez pontos consecutivos até ao final do período inicial, que fechou com 14-16 favorável aos encarnados.
Os índices de eficácia no lançamento das duas equipas subiram em flecha no arranque do segundo parcial, que trouxe a primeira vantagem no jogo para o Sporting (20-18) e se desenrolou de forma equilibrada, com várias alternâncias no comando do resultado. Ao intervalo, o Benfica liderava por um ponto (36-37), apesar dos 15 pontos de Lovett Jr, o melhor marcardor da primeira parte.
O terceiro período foi o da afirmação dos leões no encontro. Mais eficazes da linha de três pontos, os verde e brancos cavaram uma vantagem de nove pontos (57-48), que dois triplos consecutivos de Doulgas e Broussard ameaçaram, mas que Horton e o inevitável Lovett Jr reassumiram, antes de Ron Curry, no último lançamento do período, converter o 10.º triplo leonino no encontro, em 16 tentativas, para o 66-54.
A inspiração nos lançamentos longos contagiou até um adepto que, num concurso, encestou do meio-campo, feito que lhe valeu um bilhete para ver ao vivo o internacional português Neemias Queta, dos Boston Celtics, na NBA.
Voltando ao dérbi, o último quarto foi marcado por vários desentendimentos entre jogadores das duas equipas, consequência também de uma arbitragem com um critério demasiadamente largo em alguns momentos. O Benfica, com Terrell Carter a fazer a diferença no jogo interior, foi-se aproximando no resultado, chegando aos derradeiros três minutos a perder por apenas cinco pontos (75-70). À entrada do último minuto, Broussard empatou o placard a 76 pontos, deixando tudo em aberto para os instantes finais. As águias assumiram a liderança (78-80), mas Lovett Jr igualou a 80 na resposta, antes do último ataque encarnado, a 13 segundos do fim, desperdiçado por Broussard.
O Sporting, seguro na linha de lance livre, atingiu os instantes finais do prolongamento a vencer por três pontos (91-88). No último lance, Broussard converteu um triplo, que daria o empate a 91 pontos, mas o lance foi invalidado, após consulta das imagens por parte do trio de arbitragem, porque o lançamento do base norte-americano foi feito já depois do soar da buzina.
O sportinguista Marcus Lovett Jr foi o melhor marcador no clássico, com 28 pontos, enquanto Terrell Carter, poste dos encarnados, dominou nas tabelas, com 12 ressaltos. No capítulo da assistências, Ron Curry, do Sporting, liderou, com um total de sete.
Também esta tarde, o F. C. Porto venceu o Galomar (68-81), pese embora do duplo-duplo de Alonzo Sule (13 pontos e 10 ressaltos) e os 24 pontos de Curry pelos madeirenses, e segue invicto na fase regular da Liga, com menos dois jogos realizados do que os rivais de Lisboa.