O Sporting recebeu e venceu este sábado o Benfica, por 3-0, no primeiro jogo da final do play-off de campeão em voleibol, e colocou-se em vantagem no objetivo de ser bicampeão nacional.
Corpo do artigo
Num embate disputado no pavilhão João Rocha, o Sporting mostrou-se superior ao rival encarnado, ao vencer sem perder qualquer parcial, embora o Benfica pudesse levar de vencida no primeiro set, no qual desperdiçou quatro pontos para fechar o parcial a seu favor.
Os "leões" começaram melhor o encontro, mas, a meio do primeiro parcial, o Benfica equilibrou e virou o resultado. Os "encarnados" dispuseram de várias ocasiões para vencer o parcial, enquanto venciam por 24-21, mas o Sporting anulou os ataques das "águias" e terminou como começou, acabando por levar a melhor (28-26).
O triunfo num primeiro parcial muito equilibrado galvanizou o Sporting para a vitória e nem uma entrada forte do Benfica no segundo set impediu a formação verde e branca de rumar à conquista do segundo parcial. Até aos 19-19, ninguém conseguiu desfazer o equilíbrio, mas o forte apoio do público presente permitiu ao Sporting vencer por 25-21.
No set decisivo, o Benfica foi-se abaixo animicamente e nada pôde fazer para contrariar o poderio leonino, equipa que demonstrou uma enorme qualidade a nível de blocos e nunca esmoreceu perante a equipa das águias. Desta vez, a vantagem construiu-se desde o início e os 25-20 verificados no final do parcial espelham os acontecimentos.
Com vantagem do campeão nacional na eliminatória que decidirá o vencedor do campeonato, seguem-se agora dois jogos no pavilhão da Luz, em 13 e 14 de abril.
Jogo realizado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa
Parciais: 28-26 (33 minutos), 25-21 (32) e 25-20 (25).
Sporting: Hugo Ribeiro (líbero), Roberto Reis, Angel Dennis, Miguel Maia, Marko Bojic e Hélio Sanches. Jogaram ainda: Leonel Marshall, André Brown e João Fidalgo (líbero).
Treinador: Hugo Silva
Benfica: Rapha, André Lopes, Peter Wohlfahrtstatter, Theo, Ivo Casas (líbero) e Tiago Violas. Jogaram ainda: Hugo Gaspar, Frederic Winters, Flávio Soares e Nuno Pinheiro.
Treinador: Marcel Matz