Sporting vence F. C. Porto e apura-se para a final da Champions de hóquei em patins
A Liga dos Campeões vai mudar de dono, depois de o F. C. Porto, vencedor da prova no ano passado, ter sido afastado pelo Sporting (6-5), na meia-final que abriu a Final 4 da edição 2024 da competição, que se disputa no Porto. Às 16.30 horas medem forças Óquei de Barcelos e Oliveirense, na restante semifinal.
Corpo do artigo
O equilíbrio inicial foi perturbado com o golo de Nolito Romero, que adiantou o Sporting no marcador ao minuto 7. Pouco depois, Ferran Font viu o cartão azul, mas o F. C. Porto viu Hélder Nunes desperdiçar o livre direto de que dispôs e foi incapaz de aproveitar a vantagem numérica nos dois minutos seguintes.
Mais eficazes, os leões ampliaram a diferença no resultado ao minuto 16, por Toni Pérez, mas os dragões conseguiriam anulá-la ainda na primeira parte, com golos de Hélder Nunes e Carlo Di Benedetto num curto espaço temporal.
Tal como na etapa inicial, o Sporting voltou a ser mais eficaz no reatamento, chegou ao 4-2 com golos de Verona e Henrique Magalhães e viu os portistas voltarem a ser perdulários na bola parada, com Gonçalo Alves a falhar um livre direto e um penálti.
À entrada para os derradeiros dez minutos, Telmo Pinto reduziu para 4-3, mas pertenceu a Henrique Magalhães o momento alto da tarde, numa finalização de grande classe na cara de Xavi Malián que valeu o 5-3 para os sportinguistas, a cinco minutos do fim.
Pouco depois, Rafael Bessa, ao segundo poste, encostou para o 6-3, praticamente resolvendo a questão. Ainda assim, o F. C. Porto ainda foi capaz de encurtar a diferença para a margem mínima, com dois golos de Carlo Di Benedetto, o primeiro deles na conversão de um livre direto. Nos segundos finais, os dragões acertaram no ferro, ficando às portas do prolongamento.
O Sporting é a primeira equipa apurada para a final da Liga dos Campeões de hóquei em patins. Às 16. 30 horas sobem ao rinque do Super Bock Arena, no Porto, as equipas do Óquei de Barcelos e da Oliveirense, para a segunda meia-final do dia. O jogo decisivo disputa-se amanhã, no mesmo palco, a partir das 15 horas.