Leões levantaram a Taça de Portugal, no Pavilhão Municipal de Famalicão, após a vitória sobre a Oliveirense no prolongamento (6-3). É o quinto troféu conquistado pela formação de Alvalade na prova rainha.
Corpo do artigo
O Sporting conquistou a quinta Taça de Portugal de hóquei em patins, ao bater a Oliveirense por 6-3. A partida, disputada no Pavilhão Municipal de Famalicão, terminou empatada a três no tempo regulamentar, com os sportinguistas a levarem a melhor com dois golos na primeira parte do prolongamento e um nos segundos finais do jogo.
Toni Pérez deu nome à entrada demolidora dos leões, com um golo ao segundo poste logo no primeiro minuto. Depois veio a reação dos unionistas, que só conseguiram empatar o jogo aos 17 minutos, através de Bruno Di Benedetto.
A insistência da Oliveirense deu frutos e o francês Di Benedetto aproveitou uma boa jogada coletiva e deu a cambalhota no marcador, batendo Girão pela segunda vez. O Sporting aumentou a intensidade e foi Nolito Romero, com o forte remate característico do argentino, que igualou novamente o jogo.
Já na segunda metade, nova vantagem para a formação de Nuno Resende, que bem pôde agradecer à inspiração de Di Benedetto, jogador que completou o hat-trick ao aproveitar o erro da defesa sportinguista.
Xano Edo, guardião da Oliveirense foi segurando o resultado, até que Rafa Bessa disparou de longe e não deu hipóteses para fazer o 3-3 e levar o jogo a prolongamento.
No tempo extra, Alessandro Verona abriu as hostes. O italiano teve a sorte do remate sofrer um desvio e tramar Xano Edo. Pouco depois, Facundo Bridge aumentou a vantagem para dois golos e deu conforto aos comandados de Edo Bosch. Bruno Di Benedetto falhou um livre direto e acabou com as esperanças da vitória, enquanto João Souto ainda fez um a cinco segundos do final.
A Oliveirense já venceu a prova por quatro vezes, sendo a última vez em 2018/19, enquanto o Sporting já não vencia desde a edição de 1989/90.
No período de um ano, esta é a terceira vez que as equipas disputam uma final. O Sporting levou a melhor na WSE Champions League e a Oliveirense triunfou na Taça Continental.