
Sporting e Sporting de Braga garantiram, quinta-feira, um lugar na fase de grupos da Liga Europa de futebol e salvaram o "orgulho português", num "playoff" que ficou marcado pelas eliminações da AS Roma e Sevilha.
No Estádio de Alvalade, o Sporting alcançou o primeiro triunfo da temporada e segue em frente prova, mas não deixou de sofrer frente ao Nordsjaelland, numa vitória por 2-1, depois do 0-0 verificado na primeira mão.
Num encontro em que os "leões" realizaram mais de 30 remates à baliza dinamarquesa, os golos só apareceram nos últimos 13 minutos, por André Santos e Evaldo, aos 77 e 82, enquanto Andreas Laudrup, filho do lendário Michael Laudrup, reduziu nos descontos.
Em Berna, o Sporting de Braga também sofreu (e muito), mas alcançou a qualificação com um empate a duas bolas frente ao Young Boys, após o nulo da primeira mão.
Os "arsenalistas" adiantaram-se no marcador, aos 24 e 78 minutos, por intermédio de Hélder Barbosa e Lima, mas os suíços empataram por Mayuka e Farnerud, aos 61 e 81. O Young Boys ficou reduzido a 10 elementos por expulsão de Ben Khalifa, aos 62 minutos.
Menos sorte tiveram Vitória de Guimarães e Nacional de Madeira, embora os madeirenses deviam e podia ter feito bem melhor frente ao Birmingham, 18.º classificado da II Divisão inglesa e que disputa a Liga Europa por ter conquistado a Taça da Liga da época passada.
Após o 0-0 na Madeira, o Nacional foi a Inglaterra perder, por 3-0, mas podia ter saído do Estádio St. Andrews com uma derrota ainda mais pesada, enquanto o Vitória de Guimarães foi goleado (4-0) no Minho pelo Atlético Madrid, equipa de "outro" campeonato e que venceu a competição há duas temporadas.
Na lista das surpresas do "playoff", o Sevilha destaca-se, após ter sido eliminado pelos germânicos do Hannover, assim como a AS Roma, que ficou pelo caminho graças ao Slovan Bratislava.
Depois da derrota (2-1) na Alemanha, o Sevilha empatou em casa a uma bola e prematuramente disse adeus à prova. Mesmo resultado teve a AS Roma, que tinha perdido (1-0) na primeira mão na Eslováquia.
Após de já ter falhado o acesso à Liga dos Campeões, o Panathinaikos despediu-se esta temporada das competições europeias, frente ao Maccabi Telavive, num resultado que deixa o técnico Jesualdo Ferreira em muitos maus lençóis.
Os gregos ainda venceram por 2-1, mas o triunfo acabou por ser curto devido ao 3-0 verificado na primeira mão, em Israel.
O Besiktas, comandado por Carlos Carvalhal e com Manuel Fernandes e Hugo Almeida no "onze", foi à Rússia perder por 2-0, frente ao Alania, mas mesmo assim obteve a qualificação, devido ao triunfo por 3-0 da primeira mão.
O Hearts, do treinador luso Paulo Sérgio, empatou a zero no terreno do Tottenham e ficou afastado da Liga Europa, após a goleada (5-0) sofrida em Edimburgo.
Destaque ainda para a eliminação do Spartak Moscovo frente ao Légia Varsovia e também para os quatro golos do holandês Klaas-Jan Huntelaar no triunfo do Schalke 04 sobre o HJK Helsinquia, por 6-1.
