A "Sqill" tem como objetivo permitir que os futebolistas das divisões secundárias e distritais se possam dar a conhecer.
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Três jovens portugueses criaram uma aplicação que pretende dar a conhecer os futebolistas menos conhecidos. A "Sqill" permite que jogadores dos campeonatos secundários e dos distritais possam mostrar vídeos com as suas qualidades. Neste momento, a "Sqill" já tem cerca de 400 atletas inscritos e está a estabelecer parcerias com clubes e associações de futebol do país.
A ideia de criar uma "app" dedicada ao futebol partiu de Afonso Coimbra, de 29 anos, depois de uma viagem que fez à Índia. "Estive lá na mesma altura do Deco e via os miúdos que jogavam na rua a pedirem-lhe autógrafos. Isto fez-me pensar que o futebol está globalizado, mas o talento desportivo não, está em redes muito fechadas", conta.
Abrir portas
A própria experiência pessoal de Afonso ajudou à concretização da ideia. Jogou futebol nos escalões de formação do Esperança, um clube da zona de Coimbra, e, aos 12 anos, teve a oportunidade de se mudar para o Sporting, mas, então, os pais não o deixaram rumar até à capital. Depois, aos 18 anos, quando entrou para a universidade, curiosamente em Lisboa, andou a bater às portas para voltar a jogar futebol. "Tentei fazer treinos em vários clubes, mas fecharam-me sempre a porta. Talvez com uma ferramenta destas me pudesse dar a conhecer", salienta.
Empresa criada em 2020
Afonso Coimbra fundou a empresa com Tiago Trindade e André Perdigão no final de 2020. Apesar de estar mais destinada a jogadores de divisões secundárias, a "Sqill" já tem alguns futebolistas da principal liga portuguesa, como o guarda-redes Pedro Trigueira, do Tondela, ou o médio Costinha, do Santa Clara, que jogou com Afonso na formação do Esperança.
Neste momento, estão a decorrer encontros com clubes e associações de futebol do país, com vista à cedência dos direitos de transmissão e imagem dos encontros.
Uma espécie de Linkedin do futebol
Segundo Afonso Coimbra, a "Sqill" funciona um pouco como o Linkedin do futebol, com os jogadores a darem-se a conhecer. "O jogador cria um perfil e tem a oportunidade de integrar vídeos de curta duração", conta. Com os direitos de transmissão dos jogos, os jogadores poderão escolher os momentos do jogo que querem ver integrados no seu perfil. "Também é possível o jogador marcar-se no vídeo, fazer repetições ou animações", completa.