Central neerlandês custa 9,5 milhões de euros, mas o valor final pode chegar aos 12 milhões. Assina até 2026 e fica com cláusula de rescisão de 45 milhões
Corpo do artigo
Depois de ter estado em Lisboa no início da semana, Jeremiah St. Juste foi esta quarta-feira oficializado como o primeiro reforço dos leões para a temporada 2022/2023. O central neerlandês, de 25 anos, chega proveniente do Mainz, da Liga alemã, a troco de 9,5 milhões de euros, mas com mais 2,5 milhões de euros sujeitos ao cumprimento de objetivos individuais e coletivos. O contrato assinado com o Sporting é válido até 2026 e fica blindado com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. O Mainz assegurou ainda 10% das mais-valias de uma futura transferência.
Fecha-se, assim, o primeiro dossiê da SAD de Alvalade para a próxima temporada, com a contratação de um defesa central destro, pedido expresso de Rúben Amorim, que desde o início indicou St. Juste como a primeira escolha. O central passará a ser um dos mais bem pagos do plantel, como o JN já tinha adiantado, com um salário na casa do milhão de euros líquidos por época.
Internacional pelos Países Baixos no escalão sub-21, St. Juste disse, em declarações à Sporting TV, que teve "um feeling muito bom com Amorim e com o clube" e que falaram "da visão dele, que se alinha com a minha visão e a das pessoas à minha volta". Descrevendo a chegada a Alvalade como "o passo perfeito na carreira", St. Juste falou ainda do compatriota Bas Dost, avançado que deixou boas memórias no Sporting. "Ouvi dizer que marcou muitos golos, acho que não vou marcar tantos, mas tentarei que não soframos, é esse o meu trabalho", salientou o defesa, aproveitando para se descrever enquanto futebolista: "Sou um jogador rápido, técnico com a bola, agressivo. Esse sou eu".
St. Juste fez a parte final da formação no Heerenveen, dos Países Baixos, onde se estreou como profissional na temporada 2014/15. Fez 73 jogos antes de se mudar para o Feyenoord, do mesmo país, onde fez 50 encontros antes de rumar ao Mainz, da Alemanha, em 2019/20. Deixa o clube da Bundesliga ao fim de três temporadas, com 69 jogos disputados.
A próxima pasta que os leões querem fechar é a de Morita, japonês do Santa Clara, e o encontro com os açorianos, depois de amanhã (20.30 horas), deve permitir uma base de entendimento entre as partes. Os leões ofereceram 3,5 milhões de euros, com mais um milhão de euros por objetivos, mas a SAD dos insulares procura um negócio de cinco milhões de euros. O médio japonês, que recentemente cumpriu 27 anos, já tem os termos pessoais adiantados com o Sporting, onde tem à espera um contrato até 2027.
Matheus Reis em risco, Marsá pode ter oportunidade
O Sporting continuou na quarta-feira a preparação para a última jornada do campeonato, a receção ao Santa Clara, sábado (20.30 horas), que colocará ponto final na temporada leonina. No treino, Rúben Amorim continuou sem contar com Matheus Reis, a recuperar de lesão, e chamou vários jovens. A possibilidade do brasileiro não recuperar a tempo é real e pode abrir a porta à estreia na equipa principal de Marsá, jovem defesa espanhol de 20 anos que chegou esta temporada a Alvalade, vindo do Barcelona, e que tem atuado pela equipa B dos leões, onde já fez 19 encontros.