Na Série Norte, o líder F. C. Porto não foi capaz de superar o Famalicão e perdeu por 2-0. Já na Série Sul, o Benfica, também ele no topo da hierarquia, perdeu no reduto do Farense pela margem mínima (1-0). A duas jornadas do fim, a fase de campeão começa a ficar desenhada e já há um lote de clubes apurados.
Corpo do artigo
A 20.º jornada do Campeonato Nacional de sub-19 trouxe com ela algumas surpresas. Na Série Norte, o F. C. Porto deslocou-se até Famalicão, ao reduto do atual campeão nacional, de ego ferido e com o intuito de desforrar a derrota sofrida na primeira volta, em Pedroso, por 3-1. No entanto, os planos saíram furados. Após falhar uma grande penalidade na fase inaugural, apontava o cronometro três minutos, os dragões viram a formação famalicense adiantar-se no marcador e, consequentemente, a vencer o encontro por 2-0.
Apesar do deslize, os pupilos de Nuno Capucho beneficiaram do empate do Braga para permanecer numa liderança intocável. O F. C. Porto segue na frente com 47 pontos, tendo como certo o primeiro posto e um lugar na fase de campeão. Um pouco distantes, Braga (37) e Famalicão (36) disputam o segundo lugar, mas ambos com a salvaguarda de terem os bilhetes dourados entre mãos.
Face a isto, resta apenas uma vaga por preencher. O Vitória de Guimarães perdeu frente ao Gil Vicente (0-1) e complicou as contas. Com duas jornadas por disputar e seis pontos em jogo, os vimaranenses, com mais seis pontos que os gilistas, estão com pé e meio na próxima fase. No entanto, fruto da vantagem no confronto direto (3-1), ainda há uma brecha, mesmo que mínima, que permite ao Gil Vicente sonhar com o apuramento.
Já na Série Sul, à semelhança dos dragões, o líder Benfica também ele tombou, mas beneficiou do empate do Sporting. Na deslocação até Faro, as águias não conseguiram superar o Farense e sofreram uma derrota por uma bola a zero. Olhando para a tabela, os encarnados permanecem no topo da hierarquia. Na perseguição estão os leões, a seis pontos dos rivais, todavia, não esquecendo, com um jogo a menos. Posto isto, independente de quem fique com o primeiro posto, ambos os conjuntos já garantiram a mais que provável presença na fase de campeão.
Por sua vez, as últimas duas vagas, relativas ao terceiro e quarto posto, são o prato forte que promete causar algum furor. A duas jornadas do fim, Farense (34), Belenenses (32), Académico de Viseu (31) e Beira-Mar (30) prometem agitar as águas com o intuito de marcar presença no lote que irá discutir o título nacional.
Série Norte:
Famalicão - F. C. Porto, 2-0;
Vizela - Boavista, 2-1;
Braga - Chaves, 1-1;
Marítimo - Paços de Ferreira, 3-0;
Gil Vicente - Viória de Guimarães, 1-0;
Rio Ave - Lusitânia de Lourosa, 4-2
Série Sul:
Sporting - Ac. Viseu, 1-1;
Académica - Lusitânia dos Açores, 2-0;
Farense - Benfica, 1-0;
Alverca - Beira-Mar, 2-1;
V. Setúbal - Estoril, 2-1;
Belenenses - Torreense, 2-0