Portugal estreou-se, este domingo, no Mundial de futebol de sub-20, com um empate sem golos, contra o Uruguai, em jogo disputado em Cali, na Colômbia.
Corpo do artigo
A selecção portuguesa jogou os últimos 10 minutos em inferioridade numérica, por expulsão de Sérgio Oliveira.
Todas as equipas do grupo B do Mundial estão em igualdade pontual, já que o Camarões-Nova Zelândia terminou com 1-1 no marcador.
Portugal volta a jogar a 2 de Agosto (02.00 horas em Portugal continental), contra os Camarões.
"Portugal merecia vencer"
Ilídio Vale, seleccionador nacional, considera que Portugal poderia ter vencido o encontro. "Se uma selecção merecia vencer, era a de Portugal", disse, no final do jogo. "Tivemos um bom controle de bola e, mesmo com dez em campo, criamos mais ocasiões", explicou.
Mas nem sempre foi fácil gerir o encontro, sobretudo no primeiro tempo, que "foi complicado". Os jogadores "estavam um pouco nervosos e sentiram o risco de perder", reforçou.
"Fizemos um jogo inteligente no segundo tempo. Queremos muito seguir neste Mundial e temos consciência de que podemos ir mais longe", disse Ilídio Vale, que espera que Portugal seja "mais forte" contra os Camarões e refere que o grupo B é "muito equilibrado" e será "discutido palmo a palmo".
Juan Verzeri, técnico do Uruguai, também mantém intactas as esperanças de qualificação. "Precisamos ajustar coisas para as próximas partidas, mas sabemos que podemos passar. O Uruguai está bem e motivado pelos resultados da Copa América, em que a selecção também começou com um empate".
"Foi um jogo muito equilibrado no início, com contacto físico e dificuldade em manter a posse de bola. Quando o jogador deles foi expulso tentamos fazer mudanças no ataque, mas não tivemos tempo", disse ainda, a propósito do jogo.