A seleção portuguesa de futebol, escalão sub-21, perdeu, neste domingo, na Geórgia, por 0-1, frente à congénere de Inglaterra, em jogo dos quartos de final do Euro2023, e foi eliminada da competição.
Corpo do artigo
Um golo apontado por Gordon, após a meia hora inicial (34 minutos), adiantou a equipa inglesa. O avançado do Newcastle aproveitou um bom cruzamento da direita de Gibbs-White e, sem grande oposição da defesa das quinas, bateu o guarda-redes Celton Biai.
A reação portuguesa não foi notória nos momentos a seguir ao golo sofrido, mas, a partir do segundo tempo, a equipa orientada por Rui Jorge assumiu uma postura diferente e procurou claramente o empate. Henrique Araújo (72 minutos), rematou à barra, na melhor oportunidade lusa de golo.
Sentia-se a hipótese de surgir o empate, Portugal carregou, procurando, no mínimo, forçar o prolongamento, mas o jogo não teria alterações até final, ditando, assim, a passagem dos ingleses e a consequente eliminação da equipa das quinas.
A eliminação tem ainda como consequência extra o afastamento português dos Jogos Olímpicos, competição que decorrerá em Paris, no próximo ano.