Seleção portuguesa recebeu esta quinta-feira a Suécia, em Guimarães, no primeiro jogo de preparação para a fase final do Euro 2024.
Corpo do artigo
Para além deste embate com a seleção sueca, Portugal vai fazer outro jogo de preparação na próxima terça-feira, na Eslovénia, sendo que nessa partida o selecionador Roberto Martínez vai contar com oito jogadores que foram dispensados da primeira semana de estágio: Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo, Vitinha, Rúben Neves, Otávio, João Félix e Cristiano Ronaldo.
Recorde-se que o guarda-redes Diogo Costa também não joga esta quinta-feira, devido a lesão, mas mantém-se em aberto a possibilidade de defrontar a Eslovénia. Na convocatória inicial, também constavam Raphael Guerreiro e Trincão, mas foram dispensados devido a problemas físicos.
Leia aqui as declarações do selecionador de Portugal:
Sexta substituição na seleção portuguesa: João Mário entra para o lado direito da defesa, para o lugar de Nélson Semedo, que esteve em destaque na partida, com duas assistências.
Sem mais alterações possíveis, Roberto Martínez não vai estrear Diogo Leite, Francisco Conceição e Dany Mota nesta partida. Mais previsível era que também não estreasse o guarda-redes Samuel Soares.
Mais duas substituições na seleção portuguesa: Matheus Nunes é rendido por João Neves e Jota Silva entra para o lugar de Gonçalo Ramos. O atacante do Vitória de Guimarães, a jogar em casa, estreia-se pela equipa das quinas e foi muito aplaudido pelo público vimaranense.
O jogo chega ao fim com o resultado em 5-2 para Portugal. Rafael Leão, Matheus Nunes, Bruno Fernandes, Bruma e Gonçalo Ramos marcaram os golos da equipa das quinas. Gyokeres e Nilsson reduziram para os suecos.
Depois de 10 vitórias seguidas na fase de apuramento para o Euro 2024, Roberto Martínez continua a só saber ganhar ao leme da seleção lusa, tendo somado o 11.º triunfo noutras tantas partidas.
Portugal volta a entrar em ação na próxima terça-feira, dia 26 de março, com novo jogo particular, desta vez na Eslovénia.
Nilsson marca, de cabeça, o segundo golo dos suecos, que amenizam os números da derrota.
O avançado do Sporting é rendido por Gustav Nilsson e sai sob aplausos do público.
O avançado vitoriano esteve à beira de coroar com um golo a estreia na seleção portuguesa, mas o guarda-redes Robin Olsen nega-lhe a festa.
No lance seguinte ao quarto golo português, a Suécia reduz a desvantagem para 4-1, com um golo de Gyokeres. O lance ainda esteve a ser analisado pelo VAR, mas o avançado do Sporting não estava em fora-de-jogo.
Perda de bola dos suecos em zona proibida. Bruno Fernandes recupera e serve Bruma que não perdoa de baliza aberta, fazendo o quarto golo da noite para a seleção lusa.
O jogo está totalmente partido e Portugal aproveita para voltar a marcar. Nélson Semedo faz mais uma assistência, desta vez para Gonçalo Ramos, que faz o 5-1. Está a desenhar-se uma goleada lusa em Guimarães.
À beira do intervalo, Portugal marca o terceiro golo. Passe longo para Nélson Semedo, que espera por ajuda e faz um passe de morte para Bruno Fernandes assinar o 3-0.
Já se joga o segundo tempo. Houve três substituições na seleção portuguesa: António Silva entrou para o lugar de Pepe; Toti Gomes rendeu Nuno Mendes; Bruma entrou a substituir Rafael Leão.
Rafael Leão abre o marcador, com um remate fortíssimo, na recarga a um primeiro disparo ao poste de Bernardo Silva. Portugal está em vantagem em Guimarães, a meio da primeira parte
O árbitro apita para o descanso, com 3-0 no marcador a favor da seleção portuguesa.
Segundo golo de Portugal, marcado por Matheus Nunes. Bernardo Silva novamente na jogada, com um passe para o médio do Manchester City, que depois progrediu para a área sueca e rematou com êxito.
Primeiro remate com perigo de Portugal. Rafael Leão deixa em Gonçalo Ramos, que coloca a bola para um remate fortíssimo de Matheus Nunes, defendido de forma espetacular pelo guarda-redes Robin Olsen.
Novo ataque perigoso da Suécia. Gyokeres é lançado em profundidade, a bola estava protegida por Palhinha, mas Rui Patrício sai da baliza e acaba por derrubar o médio. Ficam ambos no chão, mas sem problemas de maior
Perda de bola de Portugal, recuperada por Isak, que cruza para a área. A bola desvia num defesa português e quase trai Rui Patrício, que defende para canto e evita o golo da Suécia
Está dado o pontapé de saída em Guimarães, com casa quase cheia nas bancadas. Portugal estreia o equipamento em tons brancos e azuis.
Cumpre-se um minuto de silêncio, transformado em palmas, em memória de António Pacheco, antigo futebolista de Benfica e Sporting, falecido na quarta-feira
Há um lugar por ocupar no grupo de Portugal no Euro 2024 e a Geórgia ficou esta quinta-feira mais perto de o poder ocupar, ao vencer o Luxemburgo, por 2-0, numa das meias-finais do play-off. Os georgianos vão jogar na próxima terça-feira com o vencedor do jogo entre a Grécia e o Cazaquistão, que se defrontam esta noite.
No Grupo F da fase final do Europeu, Portugal já sabe que vai jogar com a República Checa (18 de junho, em Leipzig) e com a Turquia (22 de junho, em Dortmund). O terceiro jogo da seleção das quinas será diante de Geórgia, Grécia ou Cazaquistão, a 26 de junho, em Gelsenkirchen.
Para além deste jogo com a Suécia e da partida de terça-feira na Eslovénia, a seleção portuguesa tem mais três particulares de preparação já agendados, todos no início de junho.
No dia 4 de junho, Portugal recebe a Finlândia, em Alvalade. No dia 8, defronta a Croácia, no Estádio Nacional. No dia 11, joga com a República da Irlanda, em Aveiro.
Boa tarde. Acompanhe aqui ao minuto todas as incidências do Portugal-Suécia
Onze de Portugal: Rui Patrício; Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes; Palhinha, Matheus Nunes, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Gonçalo Ramos e Rafael Leão.
Roberto Martínez deixou no banco os cinco jogadores que podem estrear-se neste jogo na equipa das quinas (Diogo Leite, Francisco Conceição, Jota Silva, Dany Mota e Samuel Soares). Os outros suplentes são: José Sá, João Mário, Toti Gomes, Gonçalo Inácio, António Silva, João Neves e Bruma.
Onze da Suécia: Olsen; Holm, Hien, Lindelof, Augustinsson; Svanberg, Cajuste, Kulusevski, Isak e Elanga; Gyokeres