Corredor da Team Vorarlberg, de 30 anos, conservou a camisola amarela com que entrou, este domingo, para o contrarrelógio final em Viana do Castelo e conseguiu a vitória em estreia na Volta a Portugal. O melhor corredor nos 17,9 km foi o espanhol Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi).
Corpo do artigo
Dezassete anos depois voltou a ser uma equipa estrangeira a vencer a Volta a Portugal, com o feito a caber ao suíço Colin Stussi, da formação austríaca Team Vorarlberg, que conservou no contrarrelógio final a liderança que conquistou na sétima etapa da prova.
O helvético, de 30 anos, até nem foi o melhor no "crono" em Viana do Castelo, fazendo o terceiro tempo dia, mas conseguiu, com folga, manter o primeiro lugar da geral, liderando o pódio final, preenchido pelo espanhol Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi) e António Carvalho (ABTF-Feirense), a 1:05 e 1:07 minutos, respetivamente, do vencedor.
O melhor tempo neste contrarrelógio, com 24.56 minutos, pertenceu a Txomin Juaristi (Euskalter-Euskadi), que estava muito atrasado na classificação geral.
Nas restantes camisolas, o espanhol Jaume Guardeño (Caja Rural) venceu a classificação da juventude e o veterano vianense César Fonte (RP-Paredes-Boavista) venceu a camisola da montanha.