O surfista português Alex Botelho foi retirado inconsciente do mar da Nazaré, após um acidente durante uma competição, esta terça-feira, e foi transportado para o hospital, confirmou o JN. Fonte oficial da organização afirmou à agência Lusa que o atleta está "estável e recuperado".
Corpo do artigo
11810613
"O Alex está estável e recuperado, e foi encaminhado para o hospital. Felizmente, a operação de resgate foi um sucesso", afirmou fonte da Liga Mundial de Surf, especificando que o surfista algarvio "recuperou os sentidos ainda na areia e está a caminho do hospital".
A World Surf League publicou um vídeo da assistência ao surfista, momentos depois de ter sido retirado das águas, após longos momentos de tensão e drama nas ondas gigantes da Nazaré.
Alex Botelho e Hugo Vau foram apanhados na mota de água, instantes depois de Botelho ter cumprido a etapa 4 do "Nazaré Tow Surfing Challenge", que começou, esta terça-feira de manhã, naquela localidade.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2020/02/img_3747_20200211155711/hls/video.m3u8
As imagens da SportTV, transmitidas em direto, mostram os dois surfistas a serem atingidos por uma onda e a serem projetados da mota de água. Com Hugo Vau, companheiro de equipa de Alex Botelho no "Team Portugal", a nadar para tentar chegar à moto de água, a dupla é apanhada por uma segunda onda, que quebra mesmo em cima deles, desaparecendo ambos na espuma.
Várias equipas e meios de salvamento dirigiram-se para o local, para longos minutos de busca, até que Alex Botelho é visto, inconsciente, a flutuar nas ondas, antes de ser retirado e assistido em terra, como mostra o vídeo publicado no Facebook da WSL.
https://www.facebook.com/wsllive/videos/2509463279273636/
Fonte do CDOS de Leiria tinha confirmado ao JN que os dois atletas tinham sido transportados para o hospital de Leiria. Na unidade hospitalar, Alex Botelho está a ser acompanhado pelo médico Nuno Oliveira.
"O Alex Botelho sofreu um traumatismo e teve uma fase em que ficou inconsciente dentro de água. Houve alguma dificuldade em tirá-lo do mar, o que é normal na Praia do Norte, mas, apesar de ter ficado cerca de dois minutos inconsciente, teve sempre pulsação, como foi possível observar já na areia", afirmou à agência Lusa.
O surfista vai ser submetido a exames, como "um TAC ao crânio e um raio-x ao tórax, para garantir que não há lesões".A competição foi suspensa após o acidente.