Com o primeiro lugar do Grupo F já garantido, Portugal despediu-se da fase inicial do Euro2024 com uma surpreendente derrota frente à Geórgia (2-0), que também avança para os oitavos de final. Segue-se a Eslovénia, para a seleção nacional, no arranque da fase a eliminar do torneio.
Corpo do artigo
A Geórgia adiantou-se no marcador logo no segundo minuto do encontro. Tudo começou num mau passe de António Silva, que originou um contra-ataque letal dos georgianos, finalizado com um remate indefensável do craque da companhia, Khvicha Kvaratskhelia.
Com naturalidade, Portugal pegou no jogo, passou grande parte do tempo a rondar a área da Geórgia e construiu algumas oportunidades para poder empatar. No entanto, ao minuto 55, novo erro de António Silva, que cometeu grande penalidade sobre Luka Lochoshvili, levou ao 2-0, com Georges Mikautadze a converter o castigo máximo.
Com o apuramento para os oitavos de final bem encaminhado, a Geórgia soube guardar a vantagem até ao apito final, selando um feito notável na estreia em fases finais de um Campeonato da Europa.
Nos oitavos de final do Euro2024, Portugal, vencedor do Grupo F, vai defrontar a Eslovénia, terceira classificada no Grupo C, atrás de Inglaterra e Dinamarca. A partida está agendada para as 20 horas do dia 1 de julho.